Tempo de leitura: 3 minutos
Verniz à base de água ou solvente? Qual é o melhor?
Na hora de usar o verniz na parede da casa, uma dúvida pode surgir: comprar à base de água ou de solvente? Essa é uma dúvida bastante comum, especialmente se não entende nada sobre o assunto. Mas, se você está lendo esse texto, é porque quer fazer a melhor escolha e está no caminho certo para isso.
Falaremos agora sobre cada um desses tipos de verniz, suas diferenças e quais as vantagens e desvantagens de cada um!
Quais são as diferenças?
Verniz à base de água:
Como o próprio nome já diz, o verniz à base de água tem esse líquido como ingrediente principal. Na embalagem do produto você já consegue identificar essa característica e é o consumidor que precisa fazer a preparação. Normalmente é utilizado 10% em água do volume do verniz.
Existem diversos mitos ao redor do verniz à base de água. Como é um produto relativamente novo e as pessoas já estavam acostumadas ao verniz de solvente, ele causa ainda muita desconfiança. Vamos esclarecer algumas dúvidas agora:
• O verniz à base de água costuma ser mais durável e resistente ao atrito e intempéries do clima. É o tipo de revestimento que só pode ser removido com produtos específicos;
• Esse tipo de verniz costuma ter uma vida útil 300% maior que o verniz à base de solvente;
• Não prejudica o meio ambiente e ainda não exala cheiro desagradável durante a aplicação;
Há muitos pontos positivos, mas também existem alguns pontos que podem ser considerados “contras” quando esse é o assunto. Por exemplo, a secagem do verniz não é tão rápida quanto alguns fabricantes informam, isso vai depender do clima. Assim, com a temperatura a partir 25ºC, a secagem do verniz dura cerca de 10 minutos apenas.
Porém, em áreas próximas ao litoral, onde a umidade do ar costuma ser mais alta, esse tempo pode ser maior. Superfícies frias retardam esse processo.
Verniz à base de solvente:
Esse tipo de produto não é indicado para pessoas que apresentam processos alérgicos com frequência já que possui um cheiro intenso. Dependendo do tipo de verniz, você pode ter um de secagem lenta como é o caso do verniz geral ou vitral ou ainda o de secagem rápida como o de cristal.
O ponto positivo aqui é que esse tipo de verniz oferece diversas opções de textura. Por exemplo, você pode escolher o verniz cristal que oferece muita proteção e brilho às peças. Já o verniz vitral é indicado para peças feitas de vidro. Assim, cada tipo é indicado para cobrir um material diferente.
As diferenças entre um tipo e outro estão, basicamente, na presença do cheiro e no tempo de secagem. O recomendável é esclarecer as suas dúvidas com o vendedor na hora da compra para não correr o risco de se arrepender.
E aí, suas dúvidas quanto aos tipos de verniz foram esclarecidas ? Caso possua mais alguma estamos aqui para lhe ajudar, basta comentar abaixo. Não deixe de dizer também o que achou de nosso artigo !
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES PELAS REDES SOCIAIS:
PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com
Link permanente
Boa tarde! qual o tipo de verniz que vocês indicariam para ser aplicado em deck de piscina?
Link permanente
Olá, Luiz Carlos!Obrigado pelo comentário!
O verniz que mais se adequa ao seu caso é o Verniz Sparlack Stainplus. Temos opções base água e base solvente nos tamanhos 0,9L e 3,6L.
Você pode solicitar o seu orçamento pelo link: https://bit.ly/2JuOvNb
Link permanente
OLá, fiz uma aplicação da parede com textura da metalatex efeito cimento queimado e quero proteger a parede sem ter efeito brilho.
O que vocês indicam para aplicar por cima?
Link permanente
Vanderlea, boa tarde!
Obrigado pelo comentário.
Geralmente não se passa nada em cima de texturas, pois já são hidro-repelentes. Podemos indicar uma Resina Hydronorth Fosca que ajudará na impermeabilização e proteção sem alterar seu acabamento. Temos este produto em nossa loja.
Gostaria de maiores informações ? Estamos a disposição!
Link permanente
Posso aplicar verniz a base d’água em cima de outro verniz à base de solvente ou vice-versa
Link permanente
Também gostaria de saber… Respondam porfavor…
Link permanente
Olá, Leandro tudo bem?
Para essa situação é recomendado que primeiramente o produto que já foi aplicado seja retirado, lixando a madeira e por fim aplicando a nova camada do verniz a base de água ou solvente, pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento tirando assim a eficacia do produto.
Caso o processo de lixar não seja opção, temos em nossa loja o Removedor Pintoff – Sparlack, entre em contato para saber mais sobre o produto http://primosmat.com.br/contato/
Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é Top. Esse tipo de conteudo tem me agregado muito conhecimento. Grata!
Link permanente
Olá Sayure!
Muito obrigado, estaremos sempre com um conteúdo incrível para você. Não deixe de acompanhar.
Link permanente
Olá boa tarde pintei a minha parede da cozinha com epóxi a base de água gostaria de impermeabilizar com o verniz qual seria o melhor?
Link permanente
Olá, não há necessidade que seja aplicado o verniz por cima da epóxi, que já é um produto de excelente cobertura e indicado para ambientes que ocorram o contato com a água. Muito obrigado pelo seu comentário, estaremos sempre com um conteúdo incrível para você. Não deixe de acompanhar.
Link permanente
Boa tarde. Existe Verniz a base de água fosco?
Pode ser usado sobre tinta de artesanato?
Desde já grato.
Link permanente
Olá,obrigado pelo comentário!
Não é indicado seu uso sobre a tinta de artesanato, pois ocorre o risco que tire a eficacia do produto pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento.
Sobre o verniz a base de água fosco, existe apenas o brilhante e acetinado da Sparlack. Apesar de não ser brilhante, o acetinado não é totalmente fosco, apresenta um brilho intermediário entre fosco e brilhante. Muita gente usa no lugar, embora não seja totalmente fosco. Existem alguns vernizes incolores para serem aplicados sobre tinta em paredes, mas não recomendamos o uso para o artesanato. Entre em contato para saber mais sobre os produtos http://primosmat.com.br/contato/
Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
bom dia
tenho uma uma casa de madeira que apliquei sparlack filtro 3 a base solvente e agora na manutenção comprei sparlack filtro 3 a base de agua. posso aplicar em cima do verniz antigo sendo a base de solvente?
obrigado
Link permanente
Olá, tudo bem?
Para essa situação é recomendado que primeiramente o produto que já foi aplicado seja retirado, lixando a madeira e por fim aplicando a nova camada do verniz a base de água, esse processo também é recomendado caso o verniz seja a base de solvente, pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento tirando assim a eficacia do produto. Caso o processo de lixar não seja opção, temos em nossa loja o Removedor Pintoff – Sparlack, entre em contato para saber mais sobre o produto http://primosmat.com.br/contato/
Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Olá, gostei mto de ler a matéria e tb os comentarios e respostas que estão aqui… Pergunto qual o melhor verniz para impermeabilizar uma imagem sacra, que estou restaurando e fica em área externa?
Obrigada
Link permanente
Olá, obrigado por nos acompanhar!
A respeito da sua duvida Janete, a peça e o trabalho são delicados e o uso de uma verniz como o Sparlack podem não ser indicados para esse tipo de artesanato. Indicamos que seja usado um verniz próprio para artesanato já que afinal o objetivo é a preservação da obra.
Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Mudei para uma casa e o fundo do guarda roupa que nunca apresentou mofo agora apresentou mofo em apenas 1 mês. Quero envernizá-lo com verniz a base de água, pois tenho bronquite e rinite . Essa é uma escolha correta?
Link permanente
Olá, obrigado por nos acompanhar!
A respeito da sua duvida Mirene, é uma boa opção sim visto que o verniz impermeabilizará a madeira dificultando a criação do mofo. O produto a base água também é ideal caso seja você quem irá envernizar o guarda roupa, pois é um produto que não utiliza aguarás em sua diluição e possui cheiro muito reduzido em relação ao verniz base solvente.
Lembrando Mirene que esse produto você encontra na Primos, entre em contato para saber mais sobre como adquirir https://primosmat.com.br/orcamento/
Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Muito legal, parabéns aos idealizadores do site pela iniciativa.
Link permanente
Olá,
Muito obrigado!Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Gostaria de saber se é possível pintar novamente com tinta em cima de uma parede q foi pintada com verniz acrílico a base d’agua? (Verniz para concreto aparente.)
Link permanente
Olá, obrigado por nos acompanhar!
A respeito da sua duvida Luciano,
É possível pintar sim, porém é necessário um preparo da superfície antes da pintura, pois, como todo esmalte ou verniz ao ser aplicado cria uma espécie de “película impermeabilizante”, logo, é necessário a remoção do produto para que haja a aderência da tinta que será aplicada, de maneira que a parede seja lixada ou que seja aplicado um removedor de verniz.
Link permanente
Olá! seus artigos são bem informativos, estou sempre acompanhando. Parabéns
Link permanente
Olá,
Muito obrigado!Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.
Link permanente
Boa tarde! Que verniz ( sinteco) a base de água você recomenda? Já fiz o Vitta acetinado no meu apartamento e não deu certo. Está todo riscado. Qual vc recomendaria?
Link permanente
Bom dia Paula,
Sobre este verniz é uma marca que nós não trabalhamos com esta marca. Nós temos um verniz para madeira mas não é especifico para o piso, o que temos que mais se aproxima é nosso verniz para deck caso seria a madeira que fica no chão.
Abraço.
Link permanente
Boa tarde, muda alguma coisa aplicar a resina base agua, sobre resina base solvente ja pintada?
Link permanente
Bom dia Cleber,
É possível sim, mas você terá que lixar e fazer a preparação correta para que não aconteça de soltar o verniz anterior e o atual.
Abraço.
Link permanente
ENTAO PARA A PARTE EXTERNA DA CASA FEITA COM TIJOLO ECOLOGICO QUAL A MELHOR A SOLVENTE OU DE AGUA QUAL A DURABILIDEADE DE UMA E DE OUTRA.
Link permanente
Bom dia Maria,
Irei ver com o meu fornecedor, pois não sei lhe informar ao certo qual seria o verniz para tijolo ecológico, mas assim que eu souber eu te informo.
Abraço.
Link permanente
Faço peças de madeira artesanalmente e o verniz a base d’água é o melhor em todos os quesitos. Não tem cheiro, seca rápido, muito mais durável e na hora de lavar os pincéis (pior parte) é só água. Ganha de 1000 a 0 Super recomendo.
Link permanente
Olá. Tive que fazer uma reforma em casa trocando as portas. O problema é que, por ignorância não avisei ao vendedor sobre o tipo de verniz. Acabei comprando um à base de solvente e tenho rinite alérgica. Já pode imaginar o resultado né!? A dúvida é que, por causa do cheiro forte e incômodo, eu dei apenas uma demão e gostaria de saber se teria algum problema usar um outro à base de água na segunda demão e se isso resolveria o problema do cheiro forte. Abração!
Link permanente
Boa tarde Luis, tudo bem?
Não tem problema passar um segunda demão com base água, porém, é necessário o preparo da superfície como lixamento e limpeza. Verniz a base de água ainda possuem cheiro devido a composição do verniz, porém, bem menor se comparado a um verniz de base solvente.
Abraço.