Tempo de leitura: 3 minutos
Quando temos um projeto, construção ou reforma em andamento sempre chega o momento de fazer a escolha da caixa d’água, diante da decisão muitas pessoas acabam ficando com dúvidas sobre como fazer a escolha certa para a reforma.
O fato é que existem diversos tipos, opções e materiais de caixas d’água que variam entre suas tecnologias e utilidades, por exemplo, alguns modelos são bem mais leves, outros são mais duráveis e possuem maior qualidade. É preciso analisar exatamente o que seu projeto necessita para saber qual escolher!
Continue a leitura, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa decisão:
Como decidir o tamanho da caixa d’água?
Para escolher corretamente o tamanho da caixa d’água é preciso analisar o seu projeto e realizar alguns cálculos.
É bem simples, faça um cálculo de estimativa de consumo de água diário, depois multiplique o número de moradores/frequentadores do local pela quantidade de água consumida por dia.
Estima-se que o consumo médio seja de 150 litros de água por dia para casas e 200 litros por dia para apartamentos. Após conseguir os valores, duplique os mesmos para garantir dois dias de reserva segura.
Um exemplo de cálculo para facilitar o entendimento:
Uma casa que moram 5 pessoas a conta seria = 5 x 150 x 2 =1500 litros
5 é o número de pessoas, 150 é o número de litros e 2 representa o número de dias!
Tipo de material para caixa d’água
Como falamos anteriormente no artigo, existem diversos tipos de materiais de caixa d’água e cada um possui uma tecnologia e um preço diferente. Chegou a hora de escolher o que se encaixa para você!
Fibra de Vidro
Esse é o material mais produzido e vendido no Brasil, ela é feita do mesmo material utilizado para piscinas prontas, sua instalação é bem simples e seu custo também é bem acessível. Essa opção é uma das menos resistentes e também é encontrado apenas na cor azul!
Polietileno
A caixa d’água em Polietileno é feita de um material derivado do petróleo que acaba sendo bem leve e prática. O principal benefício desse material é o seu tratamento natural ao UV, tornando-a mais resistente caso fique exposta ao sol.
Seu custo acaba sendo mais elevado do que a caixa d’água de fibra de vidro, o material também está disponível apenas na cor azul.
Aço Inox
Este é o material que oferece água fresca por mais tempo, afinal, o aço tem menor condutividade de calor.
Além disso, para quem busca resistência e uma vida útil muito longa essa é a melhor opção, o aço não irá sofrer com buracos e também é muito mais fácil de realizar a limpeza no material metálico!
Para quem também busca design, a cor prateada e o design mais curvado ajudam a dar outro aspecto. Infelizmente seu custo é bem mais alto que os outros materiais.
Não podemos nos esquecer que além de adquirir a caixa d’água também é preciso cuidar dela para garantir a saúde da água e durabilidade do material.
Sempre que possível busque por rachaduras, sujeira e verifique as vedações para garantir que não haja contaminação por micro-organismos.
E aí, já decidiu qual será o tamanho e material da sua caixa d’água? Siga a nossa página no Facebook!
Você também pode se interessar:
● Como fazer a reforma da casa em família!
● Veja o que fazer para acabar com o mofo nas paredes e no teto!
● Friozinho? Veja como deixar tudo aconchegante em casa no inverno!