Como Definir qual é o Melhor Tipo de Fundação para a Sua Construção?

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber como definir qual o tipo de fundação mais adequada no momento de realizar a construção é uma tarefa difícil. As fundações são a base de toda a obra e tem como função distribuir adequadamente toda a carga da construção para o solo, por isso, devem ser escolhidas sabiamente.

O ideal é que o projeto e a decisão de qual fundação utilizar na obra seja realizada por um engenheiro, afinal, ele poderá analisar as características do solo e do projeto para escolher o tipo de fundação que apresente o melhor custo beneficio, evitando assim gastos desnecessários, riscos de deslizamentos e possíveis rupturas na estrutura.

Mesmo que a decisão seja de responsabilidade do projetista é de suma importância que o cliente acompanhe o projeto para garantir que seja viável.

Neste artigo iremos explicar quais são os tipos de fundação e em quais casos elas costumam ser utilizadas em nossas construções. Aproveite!

Quais são os tipos de fundação?


Os tipos de fundação mais comuns em casas com até 2 pavimentos são as fundações diretas e rasas. As fundações rasas transmitem o seu peso diretamente para o solo por bases predefinidas no projeto.

O custo beneficio deste tipo de fundação acaba sendo melhor se comparado com os demais já que a profundidade da escavação de 3 metros ou um pouco inferior variando de acordo com o projeto e o solo.

Por serem fundações rasas não existe a necessidade de utilização de maquinário, barateando o projeto.

Os tipos de fundações rasas mais comuns são:

Sapatas Isoladas

As sapatas isoladas têm sua base quadrada ou retangular, elas distribuem o peso da sua edificação para as colunas, que por sua vez chegam a base no fundo do solo e as bases distribuem a carga para o solo.

Elas costumam ser indicadas para terrenos que tenham solo firme e uma boa resistência.

Viga Baldrame

A viga baldrame fica localizada abaixo do solo e sustenta todas as paredes da edificação. A viga fica responsável por conectar todas as sapatas e distribui melhor a carga da construção para o solo.

Assim como as sapatas, ela costuma ser utilizada como um complemento para terrenos que tenham solo firme.

Radier

Diferentemente das outras fundações a Radier é indicada para solos que tenham baixa resistência e estabilidade.

A fundação Radier é uma placa de concreto armado que fica logo abaixo da construção, com a edificação sendo construída logo acima dele, com isso, a Radier consegue distribuir toda a carga uniformemente para o solo.

Estacas

As fundações que utilizam as estacas são indicadas principalmente para solos que não possuam resistência.

Neste tipo de solo é necessário realizar escavações mais profundas para encontrar um solo firme e fazer a sua fundação. O objetivo da fundação estaca é encontrar um solo que seja seguro para distribuir o peso e fixar a estrutura.

Como foi possível ver anteriormente, são diversos tipos de fundações e muitas variáveis que devem ser analisadas antes de decidir qual é o melhor tipo de fundação para a sua construção. Felizmente, não é necessário que sejamos experts no assunto se tivermos o auxílio do projetista.

Quer continuar por dentro de tudo no universo da construção? Siga a nossa pagina no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *