Tempo de leitura: 2 minutos
O cálculo de azulejo é um assunto recorrente em aulas de engenharia e arquitetura e aliás é normal esquece-lo quando não se usa com frequência ou não trabalha na área.
O calculo é muito simples mas é preciso ser feito com atenção para evitar problemas com a quantidade de azulejos.
Neste post explicaremos como você pode realizar o cálculo e descobrir a quantidade de azulejos que necessita para fazer o revestimento em sua obra, continue a leitura.
Como calcular a quantidade de azulejos no piso?
Para saber exatamente qual a quantidade que deve ser utilizada de azulejos no piso utilizaremos apenas a área do piso para o cálculo, ficando um pouco mais fácil.
Multiplique a largura do local pelo comprimento e depois faça a soma do resultado com 5% de margem de erro.
Neste caso a conta poderia ser feita dessa forma:
Pegamos um quarto que tem como medidas 2 metros de largura e 2 metros de cumprimento, portanto, a área será de 4 metros. Se somarmos os 4 metros com 5% de margem de erro a quantidade de azulejos que seriam utilizados seria de 4,2m². Ou seja 0,2 (4 x 0,05) = 4,2 m².
Como calcular a quantidade de azulejos para a parede?
A ideia do calculo para as paredes é igual a do piso, o que muda será a quantidade e as nossas referencias para o calculo. Se para o piso nós consideramos a largura do ambiente x comprimento, nas paredes nos consideramos a largura da parede x altura da parede e novamente adicionamos o valor resultante em 5% de margem de erro.
Por exemplo:
O ambiente possui 4 paredes e todas possuem 2 metros de largura e 2,5 metros de altura. Para descobrir a área da parede somaríamos a largura de todas e multiplicamos pela altura do ambiente, ou seja, 8 metros de largura x 2,5 metros de altura, que equivalem a 20m².
Considerando ainda que existam portas e janelas é preciso saber primeiro as suas medidas para calcularmos o quanto de área é necessário subtrair. Em uma parede temos uma porta de 0,8 metros de largura e 2 metros de altura e em outra parede existe uma janela de 1 metro de largura por 0,5 metros de altura.
Logo a área da porta equivale: 0,8 x 2 = 1,6m²
A área da janela equivale: 1,0 x 0,5 = 0,5m²
A soma de ambos juntos = 2,1m²
Agora precisamos subtrair a área da porta e janela da área de nossa parede, restando então 17,9m² que somados com os 5% de margem de erro equivalem a 18,8m² de azulejos.
Porque devo considerar a margem de erro?
Em ambos os cálculos, seja para revestimento em azulejo no piso como revestimento em azulejo nas paredes é necessário adotar a margem de erro 5% pois muitos desses azulejos são recortados durante o processo de revestimento.
Considerando que algumas peças de azulejo serão utilizadas apenas parcialmente no revestimento o que pode acabar faltando caso seja comprado apenas a quantidade exata de azulejo.
Gostou das dicas? Siga a nossa pagina no Facebook!
Você também pode se interessar:
● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!