Tempo de leitura: 3 minutos
Alugar um imóvel geralmente costuma ser uma tarefa complicada, principalmente da primeira vez que se tenta fazer isso. Existem tantas opções, tantas variáveis a serem consideradas que muitas vezes nos sentimos perdidos e não sabemos ao certo o que fazer para escolher a melhor casa de aluguel.
Neste artigo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o imóvel certo para as suas necessidades, boa leitura!
1 – Avalie as suas necessidades
Falamos anteriormente que iremos auxiliar você a escolher a casa de aluguel que condiz exatamente com as suas necessidades, mas você já parou para considerar quais são elas? Já pensou exatamente qual tipo de imóvel atende a sua necessidade?
Será que um pequeno apartamento com 2 quarto em uma boa localização próximo do seu trabalho atende exatamente as suas necessidades ou você precisa de uma casa com mais quartos e quintal?
Faça uma avaliação de qual tipo de imóvel irá atender os requisitos que você busca, isso já será de grande ajuda para filtrar a sua pesquisa
2 – Qual é o valor que você está disposto a pagar mensalmente?
Esse também é um critério importante a ser avaliado no momento do aluguel, é preciso considerar se o valor pedido pelo locador se encaixa no seu orçamento e permite que você não fique inadimplente ou deixe de arcar com outros compromissos financeiros.
O recomendado é que o aluguel ocupe no máximo 30% de sua renda liquida. Aplicar esse filtro exclui ainda mais opções do mercado imobiliário facilitando a sua escolha pela casa de aluguel ideal para sua necessidade.
3 – Confira a localização do imóvel
São muitos fatores que devem ser conferidos quando o assunto é localização de um determinado imóvel. Procure analisar se na região do imóvel existem boas opções de transporte, mercados, farmácias, padarias, parques e outros. Verifique também se o local tem uma rota que facilite chegar ao trabalho ou a escola.
Caso escolha um local afastado, além dos custos com o aluguel da casa você também terá um aumento nos seus gastos com transporte.
4 – Visite o local mais de uma vez
É recomendado visitar o imóvel mais de uma vez durante o processo de decisão da locação. Tente realizar essas visitas preferencialmente durante o dia para aproveitar a boa iluminação natural e verificar o estado das pinturas, pisos, umidade e todos os detalhes possíveis. Isso ajuda a certificar-se que não terá problemas com reformas, pelo menos, não no começo.
Uma recomendação é buscar por um imóvel mais novo caso possível.
5 – Negocie o valor do aluguel
Caso tenha encontrado a casa dos seus sonhos e os valores pesem um pouco em seu orçamento, busque alternativas com o locador para ter algum tipo de desconto. Você pode sugerir pagar alguns meses adiantas a vista ou tentar comprovar estabilidade profissional para garantir que os pagamentos serão feitos em dia!
Faça propostas e possivelmente, ouça as contrapropostas, busque chegar em um acordo mutuo, se tiver bons argumentos com certeza conseguirá algum desconto.