Como instalar um chuveiro elétrico com segurança em casa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Instalar um chuveiro elétrico não é uma tarefa difícil ou de alta complexidade e pode ser feito por você mesmo que teve a curiosidade de como realizar a instalação e veio parar aqui neste artigo.

Neste artigo iremos mostrar pra você o passo a passo de como você pode instalar o chuveiro elétrico em sua residência com total segurança, por isso, continue a leitura até o fim.

 

Garanta a sua segurança

Antes de começar a instalação é preciso garantir que você está sem segurança, certo? Vamos lembrar que pelo chuveiro ser elétrico estamos mexendo com eletricidade e precisamos nos precaver para garantir que não ocorra nenhum acidente.

Portanto, antes de instalar o chuveiro elétrico, certifique-se de que o disjuntor do banheiro ou a chave geral de sua casa esteja desligado, garantindo assim que não tenha nenhuma corrente elétrica enquanto você estiver fazendo a instalação.

Além disso, nunca mexa na rede elétrica ao estar com o corpo molhado e use sandálias ou sapatos com sola de borracha para evitar a circulação de eletricidade.

 

Como escolher o chuveiro elétrico?

No momento da compra o principal requisito que você deve considerar é – qual a tensão necessária para o meu chuveiro – com base nisso você poderá escolher o que mais lhe agrada.

Geralmente as regiões costumam ter uma tensão padrão, seja ela 127V ou 220V, podendo variar muito de local para local. Caso esteja na duvida de qual é a tensão indicada para o seu chuveiro, utilize o multímetro para verificar e realizar a compra com mais certeza.

Materiais para realizar a instalação do chuveiro elétrico

Para realizar a instalação do chuveiro elétrico, você pode utilizar algumas ferramentas que você encontra facilmente na sua casa, ou em qualquer outra loja de materiais para construção.

Você irá precisar de:

Somente essas ferramentas e utensílios já serão suficientes para que você consiga realizar a instalação do chuveiro sem problemas.

 

Instalando o chuveiro elétrico

Antes de colocar o chuveiro, olhe bem para a parede em que ele será colocado – muito provavelmente ela terá 3 fios, 2 deles serão da mesma cor e o outro será de uma cor diferente, este isolado será o fio terra.

Inicie a instalação pelo cano externo que vai na parede, antes de inseri-lo utilize o veda rosca nas duas pontas do cano e depois rosqueie na parede até que ele fique bem firme.

Passe a fiação da parede pelo cano do chuveiro e depois utilize o conector para colocar os fios de cores iguais nas extremidades e o fio de cor diferente no meio. Para fazer isso você precisará soltar os parafusos que existem no conector para colocar os fios.

Repita o processo com os fios da parede e aperte os parafusos do conector novamente!

Para certificar-se de que ocorreu tudo bem com a instalação do chuveiro, ligue ele com o disjuntor/chave-geral da residência desligados para evitar qualquer problema, feito isso é só ligar a chave geral e confirmar o se tudo ocorreu bem com a instalação.

 

Gostou do artigo? Inscreva-se na nossa newsletter em nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da construção civil e decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *