Tempo de leitura: 3 minutos
Quem costuma lidar com construção sabe que os mínimos detalhes fazem toda a diferença para quem busca qualidade e um bom serviço.
Uma forma de refinar e dar um bom visual para um determinado espaço em uma construção é o assentamento de pisos e azulejos. Quando bem escolhidos e harmonizados esses dois componentes podem dar um aspecto completamente diferente para um ambiente, deixando-o mais limpo e arejado.
A realidade é que coloca-los de forma adequada nem sempre é uma tarefa fácil mesmo para bons profissionais, e é para isso que desenvolveram o nivelador de piso, uma ferramenta que melhora e facilita consideravelmente o assentamento dos pisos.
Neste artigo daremos mais detalhes sobre o que é o nivelador de piso e como utiliza-lo em sua obra, confira!
O que é o Nivelador de Piso?
O nivelador de piso é um sistema de peças plásticas simples formados por apenas dois componentes, esses componentes são a cunha e o espaçador.
Como funciona?
Primeiramente é colocado o espaçador entre o azulejo e a massa, mantendo as placas no mesmo nível quando colocadas. Em seguida são utilizadas as cunhas para prender e ajustar exatamente a medida do espaçador, deixando o acabamento impecável!
O procedimento é simples, porém só traz resultados eficientes se executados da maneira correta.
Usando o Nivelador de Piso em minha Obra!
Bom, para usar esse enorme facilitador que é o nivelador de piso primeiro é preciso garantir que realmente existam as condições necessárias para colocar os pisos ou azulejos.
Quais seriam essas condições?
É preciso garantir que não existam ondulações nas paredes ou revestimentos onde será colocado, além disso, certifique-se que não existem irregularidades na superfícies como poças, caroços, tintas e óleos.
Caso algumas dessas avarias estejam presentes no local em que você pretende instalar os pisos os resultados podem não sair como o esperado.
Veja o passo a passo de como utilizar o nivelador de piso:
1 – Com o primeiro piso assentado sobre a argamassa, coloque um clipe em cada canto da peça para iniciar
2 – Na sequencia, coloque outra peça e assente por cima dos espaçadores
3 – Coloque a cunha no clipe, com ela você conseguirá regular o nivelamento entre todas as peças
4 – Faça uso do alicate universal para apertar a cunha (não tem necessidade de apertar muito forte, apenas deixe firme)
5 – Espere o tempo de secagem da argamassa recomendado pelo fabricante e em seguida retire as cunhas dos clipes
6 – Quebre os clipes sempre no sentido da junta
Como calcular a quantidade de niveladores que utilizarei?
O calculo é bem simples de se fazer e muito importante para comprar a quantidade exata de niveladores, sem correr riscos de sobrar muitas peças ou faltar niveladores para continuar o trabalho.
Para começar, as informações imprescindíveis que você precisa para realizar o calculo são as dimensões da peça que você pretende instalar.
Agora basta considerarmos que:
Comprimento das peças (X)
Largura das peças (Y)
Área total
Assentamento Diário
Para cumprimento (X) e largura das peças (Y) considere centímetros, para Área Total considere metros e Assentamento Diário, considere a quantidade de peças que deseja instalar por dia.
Divida a metragem quadrada das placas pelo numero de dias que pretende executar o serviço, com base nesse calculo você terá a quantidade de niveladores de piso que precisa comprar!
Gostou do artigo? Siga também nosso Facebook e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da construção civil e decoração!
Você também pode se interessar:
● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!