Tempo de leitura: 2 minutos
No dia 15 de dezembro é comemorado o dia Nacional do Arquiteto, essa data foi definida em homenagem a Oscar Niemeyer, nascido no dia 15 de dezembro de 1907.
Oscar é considerado um gênio que revolucionou os padrões da arquitetura que conhecemos nos dias de hoje, foi responsável por diversos projetos de sucesso e prestigio durante sua carreira, obras magnificas que traduziam poesia em concreto através de linhas curvas.
Confira quais são as 5 maiores obras de Oscar Niemeyer
1 – Ministério da Educação e Saúde, 1936, Rio de Janeiro
Foi um detalhe apontado por Oscar Niemeyer ainda como um estagiário que garantiu a monumentalidade e a grandeza dos espaços que caracterizam a primeira construção moderna do Brasil, esta foi projetada por Le Corbusier, grande arquiteto que revolucionou a arquitetura mundial e foi mestre do brasileiro. O então jovem Oscar sugeriu centralizar o prédio no terreno e aumentar de 4 m para 10 m os pilotis de sustentação. Os diretores do escritório de arquitetura a cargo da obra, Carlos Leão e Lucio Costa, aprovaram a ideia e a incorporaram na planta definitiva.
2 – Conjunto da Pampulha, 1940, Belo Horizonte
A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, agrupa o conjunto arquitetônico mais famoso da capital mineira. Ele é composto por três obras projetadas por Oscar Niemeyer na década de 40. São elas: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e a Igreja de São Francisco de Assis, que é o principal cartão-postal da cidade.
3 – Sede das Nações Unidas – ONU, Nova York, 1947
Oscar Niemeyer foi um dos 12 arquitetos selecionados para criar o projeto da sede das Organizações das Nações Unidas, localizada na cidade de Nova York. O projeto final escolhido foi o de Niemeyer, que trabalhou em conjunto com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (seu mentor) na execução da obra.
4 – Ibirapuera, 1951, São Paulo
O parque público de São Paulo, construído para ser o marco principal das comemorações do quarto centenário da cidade no ano de 1954. O complexo é constituído por diversas formas onduladas e arrendondadas que representam a liberdade de formas, conectando pavilhões, espaços culturais e lazer.
5 – Edifício Copan, 1951, São Paulo
Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício Copan foi concluído em 1966. Localizado no centro de São Paulo, é a maior estrutura de concreto armado do País, além de ser considerado o maior edifício residencial da América Latina.
Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre todas as novidades do universo da construção!
Você também pode se interessar:
● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!