Tempo de leitura: 4 minutos
A pintura das paredes não só representa a parte mais visível esteticamente da casa, como também é a proteção necessária contra alguns tipos de problemas (mofo, umidade) por isso, trouxemos as melhores dicas para que você possa fazer o melhor serviço.
Antes da pintura:
Os preparativos já devem começar antes mesmo da tinta e do pincel, tome alguns cuidados que irão fazer toda a diferença, como por exemplo:
- Analise o local:
Qual cômodo você deseja pintar? Área externa ou interna? Tudo isso fará diferença na hora de escolher a melhor tinta para seu trabalho. Locais como cozinha e banheiros, são indicados tintas acrílicas, pois são laváveis e possuem anti-mofo.
Para áreas externas as mais indicadas são Epóxi, pois possuem alta resistência a chuva e sol. Se a parede estiver descascando utilize uma espátula para remover as partes soltas, buracos demandam massa, e limpeza com água sanitária para mofos e sujeiras.
- Calcule a quantidade de tinta necessária:
Para calcular é muito simples, multiplique a altura pela largura da parede, isso irá lhe dizer quantos metros quadrados o local tem. Após isso, verifique no rótulo da tinta, ele mostrará quantos metros quadrados aquela lata rende. Considere também multiplicar pela quantidade de demãos desejadas, pois a parede será pintada duas ou três vezes.
- Aplique um selador de paredes:
O selador prepara a parede para receber a tinta, proporcionando um preenchimento melhor, ele evitará que a parede absorva muita tinta, assim, facilitando na hora da aplicação.
Ao pintar:
Ao pintar alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo:
- Cubra sempre o chão próximo a parede:
Sempre é bom colocar um papelão ao redor da área, existem lonas ou sacolas grandes para esse serviço, sempre tome todo o cuidado pois algumas tintas podem manchar o pisos e móveis.
A limpeza é essencial para que a pintura tenha qualidade, sujeiras tendem a grudar com a tinta, causando irregularidade na parede.
- Cubra portas, maçanetas, rodapés e rodatetos:
Uma fita crepe larga pode dar conta do recado em todos os casos, cole com cuidado para não manchar outros locais. Ela também funcionará como linha para que a pintura não ultrapasse a área desejada.
Também é recomendado a retirada de todos os móveis do local, para que respingos indesejados não se tornem um problema.
- Procure os materiais adequados:
Existem diversos tipos de rolos, de lã mista, natural, especial, epóxi, espumado, veludo entre outros, cada um sendo indicado para diferentes tipos de tintas e paredes.
A melhor maneira de definir o tipo ideal, é conversando com vendedores em lojas especializadas, eles lhe indicarão o melhor caminho a ser seguido.
- Mais de uma lata de tinta:
Mesmo que as latas sejam do mesmo lote e da mesma cor, ainda podem apresentar diferenças de tonalidades, o ideal é sempre calcular a quantidade de produto necessária, depois misturar todos em um frasco só, assim, a parede ficará com a tonalidade uniforme.
- Evite pintar em dias muito úmidos:
A umidade pode atrapalhar a secagem da tinta, há também mais chances de escorrer, manchando assim o trabalho feito. O calor em excesso também não é indicado, podendo causar manchas na parede.
- Movimento e excessos:
A melhor maneira de se pintar uma parede é começando pelos cantos, delimitando a área com um pincel menor antes, e depois passe o rolo a partir dessa linha, movimentos uniformes em formatos de “N” são o segredo para que nada escorra.
Tome cuidado com muita tinta no rolo ou pincel, sempre deixe o excesso para trás e opte por usar toda a tinta no utensílio antes de acrescentar mais produto. Isso tornará a pintura mais regular e evitará respingos pelo ambiente.
Pós pintura:
- Mantenha o ambiente arejado:
Ao manter o ambiente arejado você fornece uma secagem natural à parede, que irá favorecer a melhor absorção do produto.
- Demão e manchas:
Se duas demãos não foram o suficiente, ou a parede possui manchas, não hesite em passar mais uma camada de tinta, fazendo todos os reparos necessários. O pincel será seu aliado nos detalhes, principalmente se a área manchada for pequena.
- Cuidado com os produtos:
Limpe a borda da lata, para que a tinta não seque e grude na tampa. Escolha locais arejados e longe do sol, o calor endurece o produto mais rapidamente. Lave sempre os pincéis e rolos utilizados, para que eles não fiquem rígidos e inutilizáveis.
Não pule nenhuma etapa!
A melhor maneira de você fazer uma obra na sua casa, sem sujeiras e com os materiais corretos, é tendo acesso a todas as informações necessárias.
Por isso, não hesite em visitar nossa loja e o site da Primos para que possamos auxiliá-los a deixar sua casa cada vez melhor!
Você também pode se interessar:
● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!