Como pintar a parede da sua casa sem erros

Tempo de leitura: 4 minutos

A pintura das paredes não só representa a parte mais visível esteticamente da casa, como também é a proteção necessária contra alguns tipos de problemas (mofo, umidade) por isso, trouxemos as melhores dicas para que você possa fazer o melhor serviço.

Antes da pintura:

Os preparativos já devem começar antes mesmo da tinta e do pincel, tome alguns cuidados que irão fazer toda a diferença, como por exemplo:

  • Analise o local:

Qual cômodo você deseja pintar? Área externa ou interna? Tudo isso fará diferença na hora de escolher a melhor tinta para seu trabalho. Locais como cozinha e banheiros, são indicados tintas acrílicas, pois são laváveis e possuem anti-mofo.

Para áreas externas as mais indicadas são Epóxi, pois possuem alta resistência a chuva e sol. Se a parede estiver descascando utilize uma espátula para remover as partes soltas, buracos demandam massa, e limpeza com água sanitária para mofos e sujeiras.

  • Calcule a quantidade de tinta necessária:

Para calcular é muito simples, multiplique a altura pela largura da parede, isso irá lhe dizer quantos metros quadrados o local tem. Após isso, verifique no rótulo da tinta, ele mostrará quantos metros quadrados aquela lata rende. Considere também multiplicar pela quantidade de demãos desejadas, pois a parede será pintada duas ou três vezes.

  • Aplique um selador de paredes:

O selador prepara a parede para receber a tinta, proporcionando um preenchimento melhor, ele evitará que a parede absorva muita tinta, assim, facilitando na hora da aplicação.

Ao pintar:

Ao pintar alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo:

  • Cubra sempre o chão próximo a parede:

Sempre é bom colocar um papelão ao redor da área, existem lonas ou sacolas grandes para esse serviço, sempre tome todo o cuidado pois algumas tintas podem manchar o pisos e móveis.

A limpeza é essencial para que a pintura tenha qualidade, sujeiras tendem a grudar com a tinta, causando irregularidade na parede.

  • Cubra portas, maçanetas, rodapés e rodatetos:

Uma fita crepe larga pode dar conta do recado em todos os casos, cole com cuidado para não manchar outros locais. Ela também funcionará como linha para que a pintura não ultrapasse a área desejada.

Também é recomendado a retirada de todos os móveis do local, para que respingos indesejados não se tornem um problema.

  • Procure os materiais adequados:

Existem diversos tipos de rolos, de lã mista, natural, especial, epóxi, espumado, veludo entre outros, cada um sendo indicado para diferentes tipos de tintas e paredes.

A melhor maneira de definir o tipo ideal, é conversando com vendedores em lojas especializadas, eles lhe indicarão o melhor caminho a ser seguido.

  • Mais de uma lata de tinta:

Mesmo que as latas sejam do mesmo lote e da mesma cor, ainda podem apresentar diferenças de tonalidades, o ideal é sempre calcular a quantidade de produto necessária, depois misturar todos em um frasco só, assim, a parede ficará com a tonalidade uniforme.

  • Evite pintar em dias muito úmidos:

A umidade pode atrapalhar a secagem da tinta, há também mais chances de escorrer, manchando assim o trabalho feito. O calor em excesso também não é indicado, podendo causar manchas na parede.

  • Movimento e excessos:

A melhor maneira de se pintar uma parede é começando pelos cantos, delimitando a área com um pincel menor antes, e depois passe o rolo a partir dessa linha, movimentos uniformes em formatos de “N” são o segredo para que nada escorra.

Tome cuidado com muita tinta no rolo ou pincel, sempre deixe o excesso para trás e opte por usar toda a tinta no utensílio antes de acrescentar mais produto. Isso tornará a pintura mais regular e evitará respingos pelo ambiente.

Pós pintura:

  • Mantenha o ambiente arejado:

 Ao manter o ambiente arejado você fornece uma secagem natural à parede, que irá favorecer a melhor absorção do produto.

  • Demão e manchas:

Se duas demãos não foram o suficiente, ou a parede possui manchas, não hesite em passar mais uma camada de tinta, fazendo todos os reparos necessários. O pincel será seu aliado nos detalhes, principalmente se a área manchada for pequena.

  • Cuidado com os produtos:

Limpe a borda da lata, para que a tinta não seque e grude na tampa. Escolha locais arejados e longe do sol, o calor endurece o produto mais rapidamente. Lave sempre os pincéis e rolos utilizados, para que eles não fiquem rígidos e inutilizáveis.

Não pule nenhuma etapa!

A melhor maneira de você fazer uma obra na sua casa, sem sujeiras e com os materiais corretos, é tendo acesso a todas as informações necessárias.

Por isso, não hesite em visitar nossa loja e o site da Primos para que possamos auxiliá-los a deixar sua casa cada vez melhor!

Você também pode se interessar:

● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *