Dicas de como limpar a parede sem danificar a pintura

Tempo de leitura: 4 minutos

Manter as paredes limpas é essencial para criar um ambiente organizado e saudável. 

Infelizmente, mantê-las limpas não é uma tarefa muito fácil, por isso, nós da Primos trouxemos algumas dicas para ajudar a realizar essa tarefa sem danificar a pintura.

Precauções:

A melhor maneira de manter uma parede limpa é a manutenção preditiva, isso já começa na hora de escolher a tinta correta para cada ambiente.

Se você planeja renovar a pintura, em locais que tendem a sujar mais, opte por tinta acrílica lavável. Como o próprio nome já diz, ela pode ser higienizada com mais facilidade sem perder a qualidade.

A poeira natural acumulada no dia-a-dia pode gerar manchas, por isso, passar o aspirador na parede durante a faxina semanal pode ser uma boa maneira de evitar manchas indesejadas no futuro.

Entenda o ambiente: 

Se você tem crianças, todo cuidado é pouco, além da escolha de tintas laváveis, opte por comprar canetinhas à base de água, elas são mais fáceis de limpar e não mancham. Outros materiais como giz de cera também são facilmente retiráveis.

Se o local tem propensão a mofo, ou bolor, existem produtos que ajudam a evitar que isso ocorra. Já em caso de umidade, pode ser necessário a manutenção total da parede.

Saiba o tipo de tinta antes de limpar:

Se a parede já está suja, e você precisa fazer uma limpeza, o primeiro passo é saber o tipo de tinta que foi utilizado, pode ser que cada parede necessite de uma maneira especial de limpeza.

 

  • Tintas laváveis: Essas são as melhores para limpeza e que não possuem tanto risco de desbotamento. Se sua parede foi pintada com esse tipo, você pode usar uma esponja, água e detergente, se necessário utilize um pouco de álcool.

 

  • Tinta fosca: Essas aguentam um certo tipo de limpeza não muito agressiva, o ideal é um utensílio macio, e um pouco de água com pouco detergente neutro, tome cuidado na hora de esfregar, não aplique muita pressão. 

 

  • Tinta a base de água: Essa pintura é a mais delicada, e que irá desbotar com mais facilidade. A única maneira aqui, é pegar um utensílio bem macio, que não solte tinta, como um pano branco, deixar o mínimo de água possível, esfregue devagar e não aplique outros produtos. Em manchas mais difíceis recorra a uma gota de detergente neutro num pano bem torcido, ainda assim, esfregue com bastante cuidado.

 

Se você não sabe o tipo de tinta utilizada, teste a esponja ou pano num cantinho da parede, isso irá lhe mostrar possíveis danos.

Para todas elas:

Todos os tipos de pintura, geralmente, necessitam de um utensílio macio e um detergente neutro, produtos de limpeza e derivados podem causar manchas e desbotamento na maior parte das tintas.

Evite também jogar água diretamente na parede, sempre recorra a um pano, sem muita pressa, se necessário faça o processo de limpeza várias vezes.

Processo de limpeza:

Antes de recorrer à água, passe sempre um aspirador e tire o máximo de poeira que puder do local, assim você evitará manchas indesejadas nos processos seguintes.

Nas paredes laváveis podem ser utilizadas buchas. Uma solução de 500ml de água com 250ml de álcool e 50ml de detergente é o suficiente para uma limpeza profunda.

Nas outras paredes, utilize um utensílio macio que não solte tinta, opte pela menor quantidade de água possível, e uma gota de detergente. 

Mantenha o ambiente arejado para evitar manchas de água.

Outras sujeiras:

Mofo, gordura, bolor e até umidade podem ser um problema, aqui o ideal é saber a gravidade da situação.

Para sujeiras mais simples como mofo, pode ser recomendada a utilização de uma porção de alvejante (geralmente de 1 ⁄ 3 de alvejante para 3 partes de água) com sabão neutro. O pano e os movimentos suaves devem ser mantidos;

Em casos mais complexos, como gordura, a utilização de água morna é recomendada

Em casos mais agressivos de infiltração ou bolor, a manutenção preditiva é a melhor maneira, se o problema já está avançado, é melhor a limpeza profunda e refazer a pintura.

 

Gostou das dicas? Nós podemos lhe ajudar! 

Planejar um ambiente adequado evita problemas futuros, e uma boa limpeza é importante para a nossa saúde.

Por isso, não hesite em contatar-nos, a Primos estará à sua disposição para ajudá-lo a planejar o melhor ambiente com os melhores produtos.

Contate-nos via Email ou visite-nos em nossa loja.

Você também pode se interessar:

● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *