5 dicas para economizar na construção

Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar o sonho da casa própria não é uma tarefa fácil, exige muito planejamento e preparação. Comprar um imóvel pronto é sempre uma opção, porém, achar a casa perfeita é uma tarefa complicada.

Para aqueles que querem tudo sob medida, a construção é a melhor alternativa. Com suas várias implicações, o que mais assusta são os gastos, afinal, como realizar um sonho com preços tão elevados?

Os gastos na verdade podem ser bem controlados, e o dinheiro pode render com um bom planejamento. Se você pensa em construir mas tem medo dos altos custos, então veja aqui, cinco dicas para economizar na construção:

1) Escolha bem os profissionais:

Optar por profissionais significa ter especialistas em suas obras, de arquitetos à construtores. Esse tipo de serviço pode ter alguns estigmas, pois são considerados serviços caros, mas será que são mesmo?

O valor para contratar um profissional, geralmente representa menos de 10% do preço total da obra, e além de ser um serviço essencial, pode ajudar a economizar muito.

Bons profissionais calculam corretamente os materiais, reduzem os erros e se responsabilizam por possíveis falhas. Isso quer dizer economizar em todas as etapas, não comprar produtos em excesso, e fazer o uso correto dos materiais é uma grande vantagem.

Para isso, você deve procurar bons profissionais, e isso nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, procure sempre por pessoas com boas referências e um portfólio prévio.

Ao contratar arquitetos, peça para ver seus projetos, converse com antigos clientes, defina todos os pontos com orçamentos e veja se suas ideias são tangíveis. Com pedreiros, peça para ver obras já feitas, procure referências.

2) Faça orçamentos:

Fazer orçamento significa comparar os preços de produtos e serviços, e quanto mais números houver para comparar, maiores serão as chances de economizar.

Orçamentos não se aplicam somente à materiais de construção, mas também aos profissionais contratados, por isso, busque sempre vários preços e pessoas, anote tudo e leve em consideração.

Desconfie de preços muito baixos, busque descontos e promoções, leve em consideração o frete e também o tempo de entrega.

Por isso, busque várias casas de matérias, vários profissionais e busque sugestão com quem é da área.

3) Negocie descontos:

Descontos são oferecidos por casas de matérias em compras volumosas, o que ajuda a economizar muito. A economia vem em diversos fatores, não só no desconto pela quantidade de material, mas também no frete.

Uma construção exige uma diversidade grande de insumos, negocie com a loja a compra de todos os materiais no mesmo lugar, por um desconto maior.

Veja também comprar direto com fornecedores, e até mesmo, se o arquiteto responsável, ou empreiteiro, possui parceria com alguma loja específica para maiores economias.

4) Escolha os acabamentos certos:

Acabamentos são as matérias que mais possuem variações em seus preços, pois, os tipos e utilidades são extremamente diversificados.

Pisos, revestimentos, tintas e outros acabamentos possuem numerosos modelos, por isso, defina bem suas necessidades com os profissionais contratados, e busque o melhor preço e qualidade.

Esses variam entre externos e internos, também em sua instalação e utilidade, por isso, o planejamento é importante, definir a necessidade de cada ambiente e utilizando o material correto para cada área, reduz significativamente os custos.

Por isso, busque os acabamentos corretos e alie preço com qualidade.

5) Estoque corretamente os materiais:

Todos sabemos que o desperdício é inimigo da economia, por isso, guarde os materiais adquiridos corretamente. Não deixe insumos como areia, ferragens, cimento, pedras ao relento. Muitos desses materiais são perecíveis se expostos às intempéries. 

A estocagem correta além de economizar em perdas, garante a segurança da obra e mantém a qualidade do material, por isso, mantenha sempre em um local protegido.

Conclusão:

A economia de uma construção, além de ser um fator primordial para o sucesso da obra, é um esforço contínuo de pequenos detalhes, aplicados a um mesmo objetivo.

Somar todas as dicas e descobrir novas maneiras é sempre a melhor maneira de economizar, procure vários profissionais, faça muitos orçamentos, negocie descontos, compre os materiais corretos em quantidade ideal, e guarde tudo em segurança.

Esses são pequenos esforços que irão ajudar a economizar muito no total da obra, por isso, não deixe de colocar as dicas em prática.

E para começar, busque alguns orçamentos a um preço justo, contate-nos pelo telefone (15) 3229-3388 ou visite nossa loja no endereço Av. Dr. Armando Pannunzio, 90 – Cerrado, Sorocaba – SP, 18050-000 para que possamos lhe ajudar.


Você também pode se interessar:

Os segredos da instalação hidráulica sem erros!
Plantas para ambientes internos com sombra e pouca luminosidade
Sustentabilidade na sua obra: práticas simples e rápidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *