Como remover ferrugem de ferramentas de forma simples

Tempo de leitura: 4 minutos

Metais como aço e ferro são propensos à degradação, isso porque, a ferrugem é o resultado do contato entre ferro e oxigênio. Ou seja, por mais que as ferramentas estejam bem guardadas, o próprio contato com o ar, e o tempo, tendem a produzir ferrugem.

Para evitar possíveis estragos, o ideal é a manutenção periódica das ferramentas. Mesmo itens muito enferrujados podem ser limpos, por isso, veja aqui como remover a ferrugem de forma simples.

Itens especializados:

Para os que estão buscando produtos específicos, existem soluções de limpeza que podem ser encontradas em casas de material de construção e lojas de ferramentas.

Removedores de ferrugem, condicionadores de metal e até lubrificantes podem ser utilizados para limpeza. Esses produtos são aplicados diretamente na ferramenta, produzindo uma reação, soltando todo o óxido presente.

O processo se resume à uma limpeza prévia do item, a aplicação, e uma escovação com enxágue. Podem ser feitas em casa e não possuem risco à saúde.

Para saber o item adequado a sua necessidade, busque informações numa de nossas lojas especializadas.

Itens caseiros:

Para aqueles que buscam soluções caseiras, os procedimentos são inúmeros, e podem ser tão eficientes quanto os produtos. É importante que antes de qualquer procedimento, a ferramenta seja bem limpa, para que os produtos entrem em contato direto com a ferrugem.

Água e sabão podem ser utilizados, esfregue com uma bucha e seque bem, para tirar qualquer outro tipo de resíduo das ferramentas, e então, proceda com a solução caseira.

  1. Vinagre branco:

O vinagre branco reage diretamente com a ferrugem, esse é o item mais comum utilizado na limpeza de ferramentas. Para utilizá-lo é muito fácil, basta mergulhar o item desejado no vinagre. Caso a ferramenta seja muito grande, é só passar um pano encharcado com o produto.

Deixe agindo por um dia ou dois, e proceda com o enxágue e secagem, se for necessário, faça a aplicação várias vezes, suas ferramentas estarão limpas.

  • Refrigerantes:

Refrigerantes de cola possuem ácidos que são úteis na limpeza, e o processo é semelhante ao vinagre. Deixe a ferramenta por um dia ou dois de molho no líquido, retire e lave, deve remover boa parte da ferrugem.

  • Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio também ajuda na remoção de ferrugem. O processo se resume em fazer uma pasta de bicarbonato, que pode ser feita com água ou suco de limão.

Dilua o necessário para fazer um creme, e passe nas ferramentas com a ajuda de um pincel, deixe agindo por um dia e remova. Aqui pode-se utilizar uma lixa para ajudar, passe suavemente no utensílio, em seguida use um pano para tirar os excessos.

Essa solução é ácida, recomenda-se a utilização de luvas durante o processo.

  • Amido e vinagre:

Para ferramentas grandes, ou que não podem ser mergulhadas, recomenda-se a criação de um “gel caseiro”. Para criar essa solução, use 300ml de vinagre branco, misture com duas colheres de amido de milho, dissolva bem o amido no vinagre, e leve ao fogo.

No fogo baixo, mexa-o com uma colher devagar, até que ele adquira a textura de um gel. Depois de adquirir o ponto necessário, coloque um fio de óleo caseiro em cima, e misture bem.

Espere o gel esfriar e passe nos itens enferrujados, a intenção é deixar uma camada grossa em cima do produto oxidado. Deixe agindo por um dia e lave com uma bucha a ferramenta, isso removerá grande parte da ferrugem.

Esse processo pode ser repetido várias vezes para uma limpeza mais profunda.

  • Batata e detergente:

Essa é uma solução pouco conhecida e muito inusitada, porém, a batata possui ácidos úteis para a limpeza de itens enferrujados. O processo é muito simples, corte pedaços de batata e passe detergente. A intenção é deixar a ferramenta em contato direto na batata com detergente, por isso, coloque em cima e em baixo.

Deixe agindo por um dia e lave a ferramenta, ela deve remover a ferrugem.

Depois da remoção:

Ferrugem é um processo natural, mas pode ser atrasado. Por isso, mantenha sempre suas ferramentas em locais que não possuem muita umidade, e realize o processo de limpeza logo no princípio da oxidação, isso lhe poupará trabalho.

A utilização de lubrificantes com escovações periódicas também ajudam a manter a ferramenta limpa.

Se gostou das dicas aqui apresentadas, não deixe de seguir nosso blog. Para produtos contra ferrugem e mais informações, visite uma de nossas lojas.


Você também pode se interessar:

Os segredos da instalação hidráulica sem erros!
Plantas para ambientes internos com sombra e pouca luminosidade
Sustentabilidade na sua obra: práticas simples e rápidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *