10 erros mais comuns na decoração de casas

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma casa bem decorada é essencial para um lar aconchegante, porém, essa tarefa nem sempre é simples. A variedade de itens disponíveis no mercado, móveis e cores, exige sempre um cuidado na hora de combinar os produtos.

Uma casa organizada reflete na saúde do dono, e também revela outros aspectos de sua personalidade, por isso, é importante ter uma casa decorada que combine com você. Existem os profissionais de design interior, mas, se você é do tipo faça você mesmo, vamos lhe ajudar.

Veja aqui então, os 10 erros mais comuns da decoração de casas, e como evitá-los:

1) Falta de planejamento:

O tópico mais essencial vem primeiro, ele precede todos os passos a seguir. O planejamento da decoração sempre deve ser feito, leve em consideração: A quantidade de itens, a combinação de cores e a disposição de móveis e utensílios.

Um móvel que sua casa já possui, irá combinar com aquele item de decoração que estava bonito no shopping? Um sofá já existente, combina com o carpete escolhido?

Tudo isso faz parte do planejamento, lembre-se, um cômodo deve ser uma unidade, por isso, planeje com antecedência os itens escolhidos, procure equilibrar tonalidades e móveis, torne o ambiente harmonioso.

É prudente até guardar dinheiro para comprar algumas decorações todas de uma vez.

2) Falta de manutenção:

Fazer a manutenção correta de móveis e decorações é essencial para um ambiente bonito e uniforme. Isso é, se você possui uma parede descascando, ela pode ser pintada, um velho furo ou rasgo no sofá, pode ser costurado, e até uma velha mesa de madeira pode ser lixada.

Às vezes os móveis que sua casa tem são o suficiente, nesse caso, o importante é manter a manutenção em dia, isso já irá ajudar muito na decoração, e no equilíbrio oferecido pelo ambiente.

3) Móveis maiores que o ambiente:


Fonte: C&C

A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos móveis sob medida, são trabalhos de marcenaria caros, mas nem sempre é preciso ser assim.

Os móveis sob medida são aqueles que cabem corretamente no espaço, e acredite, isso faz uma grande diferença. É importante medir o ambiente logo após o planejamento, e procurar a mobília do tamanho ideal para o cômodo.

Isso é um erro muito comum, itens grandes em cima de pequenas mesas, mobilia que atrapalha a passagem de pessoas, um sofá que sai um pouco da parede. Por isso, tenha as medidas sempre ao alcance, quando for escolher uma mobília, compare os tamanhos e escolha o adequado para cada ambiente.

4) Excesso:

A decoração é a parte vital da casa, o reflexo do dono e o convite ao aconchego, mas tudo que é demais faz mal. Por isso, procure não exagerar na decoração, excessos de plantas, quadros, fotos, livros ou qualquer outra coisa, criam poluição visual, além de atrapalhar na circulação e limpeza.

Manter o equilíbrio na quantidade de decoração, separa um cômodo planejado de um cômodo bagunçado. Evite deixar utensílios soltos, uma parede muito carregada, um móvel cheio de itens. A harmonia trará um maior aconchego e organização a sua casa.

Muitas vezes focamos em diversos aspectos da decoração e perdemos sua essência, isto é, a simplicidade. Um cômodo bem decorado não é só aquele inteiro planejado, cheio de móveis e itens na parede.

Uma boa decoração pode ser simples, com cores sólidas combinando com um móvel e pronto, isso é tudo o que você precisa para deixar o ambiente bonito. Por isso, não se perca em excessos, às vezes o simples basta.

5) Iluminação:

A iluminação é um importante fator na decoração de um ambiente, que muitas vezes é deixada de lado.

Você pode optar por lâmpadas mais escuras para um ambiente mais aconchegante, pode escolher um ambiente bem iluminado, e até mudar a cor das lâmpadas de casa. Se sua casa ainda possui lâmpadas de halogéneo, é importante trocar por LED, ajuda na iluminação e também economiza na conta de energia.

Existem até lâmpadas no mercado RGB, isto é, que mudam para todas as cores que você desejar, tornando cada cômodo único.

Iluminar mal ou demais um ambiente, é um erro bem comum, por isso, não deixe de prestar atenção também nas lâmpadas.

6) Unidade:

Criar um ambiente uno é de suma importância. Para isso, você deve definir claramente o estilo do cômodo, para que todos os seus aspectos decorativos estejam parecidos.

O importante é mantê-lo linear, misturar aspectos e móveis de diferentes estilos, acaba confundindo a identidade do ambiente. Visualize sempre o panorama geral, e faça os móveis combinarem.

Conclusão:

Ter um cômodo bem organizado depende de planejamento e muito cuidado, por isso, utilize todas essas dicas juntas para um melhor resultado. Decorar não é uma tarefa fácil, porém, com muita dedicação e preparação, sua casa pode ficar incrível.

E se precisar de outras dicas, acompanhe nosso blog para mais conteúdo. Para materiais, dúvidas, ou se precisa de uma ajuda na reforma, contate-nos pelo nosso WhatsApp, ou visite nossa loja, ficaremos felizes em ajudar.

Você também pode se interessar:

● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *