Como pintar azulejos para renovar ambientes

Tempo de leitura: 3 minutos

Pintar os azulejos é uma maneira fácil e criativa de renovar um ambiente sem gastar muito. Desgaste natural, desbotamento, e até algumas manchas, podem ser resolvidas com uma boa pintura, fazendo desta, uma excelente opção.

Se você deseja renovar seu ambiente, seja ele, sala, cozinha, ou até mesmo um banheiro, então pegue seu pincel e venha conosco, pois vamos ensinar, como pintar os azulejos para renovar o ambiente.

  • Tipos de tinta:

Para começar você deve escolher o tipo de tinta a ser utilizado, a melhor e mais indicada para esse tipo de serviço são as tintas acrilica e epoxi.

A tinta acrílica é amplamente utilizada para o tingimento de superfícies externas e internas de reboco, gesso e até massa corrida. Ela também pode ser utilizada para o tingimento de azuelos, porém, sua durabilidade é de um a dois anos. Ela possui acabamentos foscos e semi-brilho.

A tinta epóxi tem um efeito melhor, ela é utilizada para pintura de ferro, pisos e também azulejos. Esta também possui uma durabilidade maior, desde que corretamente aplicada. Seus acabamentos são brilhantes, acetinados ou foscos, dando uma impressão de renovação maior ao ambiente.

Fonte: Pinterest

Ainda dentro do tópico de tintas, é importante também escolher a cor. Lembre-se sempre de tornar o ambiente uniforme, os tons escolhidos devem conversar entre si. Para uma boa escolha de cores, dê uma olhada no nosso artigo sobre as cores do ano, e também não deixe de ver o nosso E-book sobre cores, disponíveis aqui no blog.

  • Como pintar os azulejos:

Com as cores e o tipo de tinta já definidos, é hora de pôr as mãos na massa.

O primeiro passo é fazer uma limpeza profunda dos azulejos. Ambientes engordurados como a cozinha, por exemplo, devem ser limpos com desengordurante e escova.

Além disso, todas as peças devem ser limpas cuidadosamente, pois, se a tinta for aplicada sobre uma camada de sujeira, ela irá descascar rapidamente e não alcançará o efeito desejado.

No mais, é importante também limpar os rejuntes com uma escova, por isso, foque na limpeza antes de começar o projeto.

O segundo passo é reparar as áreas danificadas. Se os azulejos possuem rachaduras ou trincos, é importante aplicar massa acrílica para deixar a superfície uniforme.

Se a tinta for aplicada numa superfície danificada, ela irá ressaltar as falhas e não trará bons resultados.

O terceiro passo é delimitar a área pintada. Passar uma fita crepe nos limites entre parede e teto/chão, tampar armários e outros móveis para que não ocorram manchas indesejadas.

Por fim, é só aplicar a tinta com um rolo, e dar a quantidade de demãos necessárias para a renovação do ambiente.

Fonte: Pinterest

  • Decorando azulejos:

Os azulejos não se limitam apenas a pintura básica, eles também podem ser decorados.

Usando a técnica de stencil, você pode criar desenhos com o espaço negativo, que serão utilizados na hora da pintura, como por exemplo:

Fonte: AliExpress

Fonte: Remington Avenue

Depois é só colar no azulejo e pintar, você pode repetir o processo várias vezes para fazer um local totalmente novo.

Fonte: Pinterest

Isso dará um efeito totalmente novo ao ambiente.

Fonte: Within the grove

Fonte: Remington Avenue

Conclusão:

Pintar e decorar azulejos é uma boa opção para quem quer um ambiente bonito, sem gastar muito. A reforma é simples, pode ser feita rapidamente e tem excelentes resultados.

Para aprimorar ainda mais sua reforma, não deixe de verificar nossos outros artigos aqui no Blog. Se você já está decidido, e precisa dos produtos para iniciar sua reforma, acesse nosso site.

Estaremos sempre à disposição para ajudá-los com os melhores produtos, com os melhores preços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *