Como reparar uma parede com umidade?

Tempo de leitura: 4 minutos

Paredes com umidade podem significar um sério problema, além de prejudicar esteticamente o ambiente, podem ocasionar problemas de saúde nas pessoas ao redor. Ou seja, ficar de olho em manchas nas paredes ou bolor, é o primeiro passo para identificar a umidade no ambiente.

Foto por: Rytech

Acabar com a umidade é necessário para os bons cuidados da casa e da saúde de seus residentes. Por isso, trouxemos neste artigo, as melhores maneiras de lidar com uma parede com umidade, e como solucionar esse problema, veja a seguir:

Problemas causados pela umidade:

O primeiro passo é entender o porquê a umidade é tão prejudicial ao ambiente e a parede.

A umidade pode prejudicar a saúde dos resistentes que tenham problemas respiratórios, e causar problemas alérgicos na maioria das pessoas.

A umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias, e em contato com a infraestrutura da casa, pode causar oxidação, prejudicando a integridade da casa.

A umidade também causa desconfortos visuais e físicos, uma vez que a parede estará sempre “suja” e com um odor desagradavel. Além do mais, casas úmidas podem desvalorizar o preço do imovel na hora da revenda.

Identificar o problema:

Sabendo os malefícios causados, está na hora de identificar o problema. Se o problema não for identificado e a parede reparada, pode ser que a umidade volte a estar presente muito em breve.

Por isso, descobrir a origem do problema é essencial para a solução. Por exemplo, em alguns casos, a umidade pode estar sendo ocasionada por canos danificados. Nesse caso, é de suma importância que um profissional realize o reparo o quão antes, evitando que o problema se alastre e danifique outras áreas.

Lajes e telhados com mau funcionamento também podem ser a causa da umidade, permitindo que a chuva entre nos locais, nesses casos, também é indicado o reparo imediato por um profissional adequado.

Áreas externas e muros, que possuem contato direto com a chuva, podem sofrer com esse problema também. Em alguns casos, é aconselhado colocar calhas nas casas, ou até mesmo uma “pingadeira” nos muros, que nada mais são do que telhas que irão ajudar na umidade e protegerão a integridade do muro.

Foto por: habitissimo

Em outros casos, as infiltrações são causadas por rachaduras ou falhas nas paredes, que retém água, nesses casos, é aconselhado o reparo prévio do local.

Corrigindo o problema:

Para corrigir o problema, existem diversas opções, as mais comuns são:

1. Impermeabilizar o local:

Utilizar os melhores impermeabilizantes podem ser a solução para uma parede úmida. Se o problema for muito grave, será necessário remover as camadas de tinta até chegar na alvenaria, e então aplicar o impermeabilizante.

Em casos menos extremos, aplicar a tinta correta ou uma textura adequada, pode ser a solução para reparar o muro. Opte por tintas acrílicas ou texturas que ofereçam mais resistência contra a umidade.

2. Ventile o ambiente:

A umidade também pode ser causada por uma má circulação de ar no local. Ou seja, banheiros e cozinhas, que possuem maior contato com água, podem estar úmidos simplesmente por má ventilação.

A solução é simples, busque deixar portas e janelas sempre abertas, ou até o ambiente estar completamente seco, fazendo com que a água se dissipe do local.

3. Limpe frequentemente:

Muros externos e locais com maior contato com a água, irão necessitar de uma manutenção recorrente. Por isso, limpe sempre que necessário, com água sanitária e uma bucha. Evitando dessa maneira, a proliferação de mofo ou bolores no local.

Esse também é o caso de casas com piscinas ou fontes, que irão necessitar de manutenção periódica.

4. Utilize ferramentas para desumidificar o ar:

Locais geográficos muito úmidos, como praias por exemplo, podem ser administradas com desumidificadores de ar, ou uma solução mais simples: plantas.

Ou seja, quaisquer ferramentas que absorvam água do local, sejam plantas ou ferramentas, podem ajudar a manter o local seco.

Busque o melhor:

Se a umidade é um problema recorrente, é hora de pensar numa manutenção definitiva. Aplicar impermeabilizantes profissionais na casa, e fazer a correção física das paredes, podem ser a única solução duradoura.

Além do mais, utilizar os produtos corretos no reparo é primordial para evitar problemas futuros. Para achar os melhores produtos para a manutenção da sua casa, você pode contar com a Primos. Visite o nosso site: primosmat.com.br e confira todos os nossos produtos.

Temos também outras dicas e artigos úteis aqui no Blog, não deixe de conferir.

Você também pode se interessar:

● Dicas de como limpar a parede sem danificar a pintura
● Veja o que fazer para acabar com o mofo nas paredes e tetos!
● Como pintar a parede da sua casa sem erros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *