Tempo de leitura: 3 minutos
As tintas são os acabamentos perfeitos, porém, é importante saber o melhor tipo para cada situação. O que determina a aplicação é a composição do produto, por isso, muito além da cor, é necessário utilizá-las corretamente.

A composição determina a superfície a ser aplicada, às intempéries suportadas, e até o nível de limpeza do local pintado. Diante disso, trouxemos este artigo para ajudá-los a escolher o melhor tipo de tinta para cada situação, acompanhe:
- Tipos de tintas:
No geral, as tintas possuem 6 principais tipos, sendo elas:
- Látex PVA;
- Tinta Acrílica;
- Tinta Epóxi;
- Tinta lavável;
- Esmalte Sintético;
- Tinta Inodora.
1) Látex PVA:
A tinta Látex PVA é a mais utilizada para acabamentos internos, isso porque sua aplicação é fácil e seu rendimento excelente.
Ela possui pouca resistência a umidade e sujeira, por isso, ela é exclusivamente indicada para quartos, salas, e áreas internas. Banheiros, cozinhas e áreas externas, não devem utilizar esse tipo de tinta.

Sua aplicação também é indicada para acabamentos em gesso, reboco ou massa corrida.
Geralmente possui um efeito fosco e secagem rápida, e sua limpeza deve ser realizada com um pano úmido de forma leve.
2) Tinta acrílica:
Semelhante ao Látex, a tinta acrílica pode ser aplicada em ambientes externos, uma vez que possui mais resistência à umidade e ao sol.
Sua composição é à base de água, possuindo secagem rápida e aplicação inodora. Dispondo de mais resistência, ela pode ser utilizada tanto em banheiros, cozinhas, quanto áreas externas.

Com uma resistência maior a sujeiras e ao desbotamento, ela pode ser limpa de forma mais intensa.
Ela é indicada para quase todo tipo de superfície e seus acabamentos estão disponíveis em três tipos: Acetinado, semibrilho e fosco.
3) Tinta epóxi:
A mais resistente de todas, ela possui dois tipos de composição, a base de água e a base de solvente.
Ela possui tanto resistência à água, quanto produtos químicos, sendo indicada para locais com contato direto com a água, e até indústrias que precisam de uma pintura resistente.
Devido a sua grande resistência, ela pode ser aplicada em azulejos e cerâmicas. Ou seja, uma ótima opção para quem quer renovar o banheiro sem gastar muito.

De forma geral, os acabamentos da tinta epóxi dependem de sua tonalidade. As cores mais escuras tendem a ser brilhantes, enquanto as claras tendem a ser foscas.
4) Tinta lavável:
Como o nome indica, essa tinta destaca-se pela sua grande versatilidade de limpeza. Ela é especialmente indicada para locais com grande tráfego de pessoas, ou até quartos e salas com grande contato com sujeiras.

Pode ser utilizada em quartos infantis, e sua limpeza pode ser feita com água, detergente e uma esponja macia.
5) Esmalte sintético:
O esmalte sintético é utilizado para pinturas em madeiras ou ferro. Ela cria uma camada protetora, sendo muito utilizada para renovar móveis de madeira.
Ela é produzida a base de água, possui um baixo odor, e secagem rápida. Seus acabamentos são três: Brilhante, acetinado ou fosco.

Ela também possui alta resistência, sendo tranquilamente aplicável em áreas externas.
6) Tinta inodora:
A tinta inodora é indicada para ambientes internos que necessitam de uma reforma rápida sem deixar vestígios.
Ela perde o odor em 3 horas de aplicação, e é especialmente indicada para ambientes fechados, evitando reações alérgicas e outros problemas de saúde.

Ela pode ser encontrada em duas versões: fosco e acetinado.
Tinta de qualidade:
Sabendo a aplicação correta de cada tipo de tinta, é importante ressaltar que o produto deve ter qualidade. Para as melhores marcas com os melhores preços conte sempre com a Primos.

Se você está procurando os melhores materiais para sua renovação, entre em nosso site e conheça nossa linha completa de tintas, ou visite nossa loja. Garantimos o melhor produto para sua casa!
Você também pode se interessar:
● Principais tipos de texturas para as paredes e como aplicá-las
● Como pintar azulejos para renovar ambientes
● Como pintar a parede da sua casa sem erros
