Como envernizar portas de madeira de forma correta

Tempo de leitura: 4 minutos

Portas de madeira são excelentes itens domésticos, além de sua alta durabilidade e resistência, elas oferecem o que tem de melhor em qualidade e estética. Porém, com o tempo, é normal que a porta comece a ficar um pouco desgastada, principalmente se ela tem muito contato com o sol ou chuva.

Reforma não precisa ser sinônimo de dor de cabeça e gastos, basta apenas um pouco de técnica e cuidado. Por isso, envernizar a porta pode ser uma boa maneira de reformá-la sem gastar muito, e ainda ajudar na durabilidade do material.

Pensando nisso, trouxemos nesse artigo, a maneira correta de envernizar portas de madeira, veja a seguir:

Cuidados prévios:

Antes de partir para o principal, é necessário tomar alguns cuidados prévios antes de envernizar a madeira.

  • Lixar:

Se a porta apresenta fissuras, sulcos ou mesmo danos, é importante lixar a madeira antes de tratá-la. E mesmo dentro do lixamento, é preciso tomar alguns cuidados.

Para portas que já possuem verniz ou tinta, é aconselhado o uso de um removedor de tinta e espátula, para tirar todo o material já existente na porta. Após retirar todo o produto, utilize uma lixa fina para dar o acabamento.

Para portas que não possuem verniz, utilize uma lixa grossa nº 100 para deixá-la linear.

Caso a porta apresente danos ou fissuras mais graves, utilize uma camada de massa para madeira para deixá-la uniforme.

Utilize máscaras durante esse processo para evitar inalar poeira de madeira, e após o lixamento, limpe a porta com um pano úmido.

Envernizar a porta:

Antes de envernizar a porta, é importante ler o rótulo do produto que será utilizado. Alguns vernizes não precisam de selador, enquanto outros precisam, veja atentamente qual o seu caso.

Handyman varnishing pine wooden planks in patio outside the new house
  • Com selador:

Caso o verniz precise de selador, é preciso aplicá-lo na porta previamente com um rolo de tinta médio. Lembre-se de cobrir com fita todas as áreas que não podem ser pintadas, como maçanetas, fechaduras e dobradiças.

Aplique sempre na mesma direção da fibra da madeira. Após o selador, utilize uma lixa fina nº80 na porta novamente, evitando colocar muita força, somente para dar um acabamento.

  • Sem selador:

Caso o verniz não precise de selador, coloque-o num recipiente, e misture bem até ficar bem líquido, depois é só aplicar na porta com um rolo médio, sempre em direção à fibra da madeira, e utilizar um pincel para fazer os acabamentos. Lembre-se de utilizar luvas, e colocar a porta em um local que não vá sujar o chão.

Após a aplicação do verniz, espere ele secar completamente, e aplique a segunda demão. Isso pode ser feito no mesmo dia, em torno de 4 horas após a primeira aplicação.

Pode ser necessário uma terceira demão, neste caso, aplique a terceira 12 horas após a segunda. Depois de aplicadas, é só esperar secar e colocar no lugar.

Cuidados extras:

Alguns cuidados extras podem ajudá-lo a ser mais sucedido nessa tarefa. Por exemplo, evite colocar verniz em excesso na porta, isso pode causar irregularidades e deixá-la com um aspecto mal-acabado.

Além do mais, não deixe a porta secar num ambiente com poeiras e sujeiras, pois eles irão grudar no verniz, deixando a porta áspera e suja.

No mais, tome cuidado com as fechaduras e dobradiças, cobri-las com fita é a melhor opção para não respingar e acabar manchando-as.

Por fim:

É natural que a madeira fique desgastada com o tempo, portas que ficam em contato direto com o sol ou chuva, tendem a precisar de manutenção a cada 4 anos. E mesmo as que estão longe das intempéries, podem precisar de uma manutenção a cada 8 anos.

Mas sabendo a teoria a prática fica fácil. Então, coloque a mão na massa e comece já a envernizar sua madeira. Se você precisa de produtos para realizar a tarefa, acesse nosso site ou visite nossa loja. Temos todas as ferramentas necessárias para auxiliá-los nesta tarefa.

No mais, não deixe de conferir nossos outros artigos aqui no blog e dicas para manter sua casa sempre nova e reformada.

Você também pode se interessar:

● Dicas para economizar no acabamento da sua obra!
● Conheça as 10 ferramentas que são essenciais para construção!
● Gesso ou massa corrida? Veja qual é o melhor para sua obra ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *