Principais tipos de telhas e como acertar na escolha

Tempo de leitura: 4 minutos

Os telhados são parte fundamental da estrutura de uma casa, sabendo disso, a escolha certa de telhas pode prevenir problemas futuros, agregar esteticamente e até economizar dinheiro. Um erro bastante frequente é acreditar que as telhas mais comuns e baratas podem ser o ideal para todas as casas, quando na verdade, o modelo e a fabricação de cada telha pode ajudar ou piorar o local.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para sanar algumas dúvidas. Mostraremos aqui, os principais tipos de telhas e telhados, o material de fabricação, e o ideal para cada projeto, acompanhe:

Telhas de cerâmica

Um dos modelos mais utilizados no Brasil, a telha de cerâmica possui diversos modelos e formatos, ela é facilmente encontrada e tem um preço mais elevado. Essa telha tem uma aplicação quase universal, seu material permite um conforto térmico maior, retendo calor em dias frios, e mantendo a temperatura interior em dias mais quentes.

Ela é dividida em modelos como: Colonial, portuguesa, americana, italiana, etc. Cada modelo possui uma aplicação diferente, algumas rendem mais, outras possuem outro modelo de encaixe, e até requerem inclinações diferentes.

Além de diversos formatos, essa telha também pode ser utilizada em muros para evitar infiltração. A cerâmica também possui sua derivada estética, a telha esmaltada. Esse tipo de telha recebe tinta ao final do processo de produção, garantindo um destaque estético, e ajudando na durabilidade do produto.

Então se você está procurando um bom custo benefício, uma aplicação quase universal, e até uma distinção estética, a telha de cerâmica é a mais indicada.

Telha de PVC

Foto | Reprodução – Alibaba

As telhas de PVC são feitas de um material similar ao plástico, o policloreto de vinil. Ela é uma telha leve e versátil, com um preço mais acessível do que a telha de cerâmica, e pode ser instalada mais facilmente, já que seu peso não requer uma estrutura muito elaborada.

Sua produção conta com diversas cores e formatos, podendo imitar até a telha de cerâmica real. Embora seu material seja leve, ela apresenta boa durabilidade e resistência a intempéries. Sua eficiência térmica é menor que a de cerâmica, porém, para projetos com um orçamento menor, ela é uma telha mais indicada.

Telha metálica

Mais utilizada na área industrial entre fábricas e galpões, esse tipo de telha fornece uma ampla cobertura, e pode ser feita em diversos materiais como: cobre, alumínio, zinco, estanho e aço galvanizado.

Graças a diversidade de produção, ela pode ser bastante personalizada, com preços e durabilidades diferentes.

Seu custo também é menor em relação à cerâmica, e apresenta boa resistência ao clima. Ela não apresenta um bom isolamento térmico e acústico, podendo gerar desconforto ao ser utilizada em residências.

Telhas PET

Fonte: O Globo

Como o nome sugere, as telhas PET são produzidas a partir de material reciclado de garrafas PET. Ela é uma telha ecologicamente correta e possui um custo menor que as telhas convencionais. 

As telhas PET podem ser encontradas em diversas cores, como amarelo, vermelho, azul e até marrom, que reproduzem as telhas de cerâmica. A telha PET também é produzida na versão transparente, e pode causar um excelente impacto estético, além de economizar energia.

Fonte: Up Engenharia

Esse telhado pode ser aplicado em áreas externas, como churrasqueira e varandas, locais com uma boa incidência solar geram um efeito de luz natural, e até economizam energia.

Outra opção menos comum são as telhas de vidro que possuem o mesmo efeito.

Por fim:

Existem ainda outros tipos de telhas, como a telha termoacústica, que possui uma camada de polímero impedindo a troca de calor e de som com o meio externo, e até telhas fotovoltaicas, que geram energia para o consumo residencial. Elas não são muito comuns no Brasil, e possuem preços elevados.

No mais, os telhados além de serem estruturalmente relevantes, também devem ser esteticamente agradáveis. Para isso, analise melhor os diversos tipos de telha existentes no mercado, e adapte à necessidade do seu projeto e orçamento.

E para garantir um bom preço, visite a Primos. Além de fornecer informação de qualidade aqui no Blog, nós também garantimos um preço acessível para ajudar você a reformar sua casa.

Acesse nosso site, também atendemos via WhatsApp: (15) 3229-3388 para orçamentos e dúvidas. Se precisa de um bom telhado para a sua obra, conte com a Primos.

Você também pode se interessar:

● Principais tipos de texturas para as paredes e como aplicá-las
● Como pintar azulejos para renovar ambientes
● Como pintar a parede da sua casa sem erros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *