Tempo de leitura: 4 minutos
O rejunte é um material utilizado para preencher o assentamento dos pisos e dar acabamento, desta maneira, saber escolher o melhor tipo é essencial para uma casa bem decorada. Os rejuntes não são apenas soluções estéticas, eles também previnem infiltrações, fissuras, e a alguns danos em geral.
Para uma construção bem feita, ou mesmo uma reforma, é necessário pensar no melhor tipo de rejunte. No momento existem 3 principais tipos de rejuntes, cada um com uma aplicação diferente, e para ajudá-los a escolher o correto, trouxemos este artigo, quer saber mais? Então vamos lá.
Importância
Antes de entender a diferença entre cada tipo de rejunte, é preciso entender a importância dele.
Os rejuntes servem tanto para acabamento, quanto para proteger o piso de infiltrações e danos. Além disso, o rejunte também ajuda a compensar a diferença entre os pisos, fazendo com que o alinhamento seja mais preciso.
O rejunte também ajuda na hora da manutenção, caso seja necessário, é possível tirar apenas uma peça de cerâmica sem prejudicar o resto do conjunto. Desta maneira, é imprescindível a aplicação do rejunte, mesmo nos pisos de porcelanato retificado.
Tipos
Há três tipos de rejuntes disponíveis no mercado, são eles:
1 – Cimentício:
O rejunte cimentício é uma composição de cimento, alguns aditivos e pigmentação. Desta maneira, ele possui uma variedade de cores que podem atender a qualquer necessidade.
Ele é indicado para áreas externas e internas, porém, por ser um rejunte mais barato, ele tem baixa resistência em locais muito úmidos, como banheiros, por exemplo.
Ele possui um acabamento mais áspero e rústico, e em áreas de muito contato pode sujar facilmente. As juntas podem ir de 1 a 10 mm(milímetros), tanto em cerâmicas BOLD quanto RET.
3 – Acrílico:
Esse rejunte é um composto de acrílico com pigmentos e polímeros. Desta maneira, ele é mais impermeável que o cimento, sendo mais indicado para áreas externas e úmidas.
Seu acabamento é mais liso que o rústico, e pode ser aplicada em juntas de 1 a 5mm(milímetros). O rejunte acrílico é a versão intermediária com o melhor custo benefício, possuindo um acabamento e uma resistência melhor que o cimentício.
O rejunte acrílico é contra indicado em áreas úmidas ou molhadas o tempo todo, como piscinas e saunas. Alguns rejuntes acrílicos oferecem ação anti bactericida, combatendo a proliferação de fungos e bactérias.
3 – Rejunte epóxi:
O rejunte epóxi é composto por resina epóxi e catalisadores, sendo o melhor e mais resistente tipo de rejunte.
Devido a sua qualidade, o rejunte epóxi é o mais caro de todos os três. Ele possui alta resistência contra bactérias e sujeiras, sendo o mais fácil de limpar.
Ele pode ser utilizado em áreas externas, inclusive piscinas e saunas, O rejunte epóxi é indicado para juntas de 2 a 8mm, e seu acabamento é o de melhor qualidade.
Sua alta resistência vem de sua composição química, e devido a mesma, sua aplicação deve ser feita com cautela.
Aplicações
O rejunte acrílico possui a qualidade intermediária, e por isso, é o melhor custo benefício. Porém, não é necessário utilizar apenas um tipo, o ideal é aplicar diferentes tipos pela casa.
Desta maneira, em locais que não necessitem de muita manutenção, como salas, quartos, paredes de porcelanato, cerâmica e até pastilha de vidro, o rejunte cimentício pode ser o indicado.
Para locais úmidos como banheiros, cozinhas e lavanderias, o rejunte acrílico pode ser perfeito. Além do mais, áreas externas cobertas ou não, como garagens e churrasqueiras, também adequar-se-ão bem ao acabamento acrílico.
Para os locais com muita umidade e sujeira, como piscinas e fachadas, o rejunte epóxi é a melhor solução. O rejunte epóxi também pode ser utilizado no chão da garagem, ou outros locais com contato direto com sujeira.
Agora que você sabe a correta aplicação de cada rejunte, que tal começar a reformar? Se você está procurando a maior variedade de rejuntes com os melhores preços da região, não deixe de verificar na Primos.
Temos todos os modelos de rejuntes disponíveis para ajudar você na sua obra.
Se precisar de mais informações, contate-nos pelo WhatsApp ou visite uma de nossas lojas. Para mais artigos e dicas de construção, continue aqui no blog e veja nossas outras matérias!