Tempo de leitura: 4 minutos
As lâmpadas são parte de nossas vidas e residências, viver sem iluminação é inconcebível para qualquer lugar hoje em dia. Mas mesmo um item essencial, possui suas vantagens e desvantagens.
Por isso, com a evolução da tecnologia, as lâmpadas mudaram, tornaram-se mais eficientes (iluminando melhor o ambiente) e mais econômicas (utilizando menos energia para isso).

Além da tecnologia envolvida, as lâmpadas possuem diversos modelos e formatos, para ajudar a criar um bom ambiente com uma excelente decoração. Desta maneira, trouxemos este artigo com as lâmpadas mais eficientes e econômicas, que além de ajudar a economizar, ainda irão a decorar a sua casa, veja à seguir:
Tipos de lâmpadas:
Existem quatro tipos de lâmpadas disponíveis hoje em dia:
Incandescente

A lâmpada incandescente já foi a mais comum nos lares do mundo todo, ela funciona com uma pequena resistência interna, que ao ser ligada, transforma a energia em calor e luminosidade.
Embora fosse a mais barata em termos de aquisição, as lâmpadas incandescentes consomem muita energia, e sua vida útil seria algo em torno de 1000 horas.
Devido a essas e outras desvantagens, como os materiais utilizados, ela foi proibida em 2016 pelo INMETRO.
Halógena

Este tipo de lâmpada funciona utilizando o mesmo princípio da incandescente, porém, com muito mais eficiência.
Além da sua eficiência energética, essas lâmpadas também possuem um tempo de vida útil maior, podendo durar até 4000 horas.
Embora seu gasto energético seja alto, ela ainda consome cerca de 30% a menos de energia que a incandescente, e o seu custo de aquisição é o mais baixo.
Fluorescente

As lâmpadas fluorescentes possuem um gás químico em seu interior, quando esse gás é estimulado com eletricidade, eles geram luz.
Esse processo requer muito menos energia do que os anteriores, por isso, a lâmpada fluorescente possui o menor custo energético e a maior eficiência luminosa.
Além disso, ela possui uma vida útil de até 7500 horas. Elas possuem diversos modelos e tamanhos.
As lâmpadas fluorescentes só podem ser encontradas na cor branca, e além disso, o seu preço de aquisição é um pouco maior que as anteriores.
LED

As lâmpadas de LED possuem pequenos circuitos internos que irão transformar eletricidade em energia. Esse processo é altamente eficiente, sendo essa, a lâmpada mais econômica do mercado.
Além do mais, as lâmpadas de LED não esquentam, podem durar até 30.000 horas e consomem cerca de 85% menos energia do que todas as outras.
Todos os componentes da lâmpada são recicláveis, causando um menor impacto no ambiente. Devido a sua alta durabilidade e eficiência, as lâmpadas de LED possuem o maior custo de aquisição.
Comparativo:
⦁ Incandescente: Proibida comercialização pelo seu alto consumo energético e sua baixa vida útil.
⦁ Halogena: Alto consumo energético, menor custo de aquisição, cerca de 2.000 horas de vida útil.
⦁ Fluorescente: Baixo consumo energético, custo de aquisição médio, cerca de 7.500 horas de vida útil.
⦁ LED: Menor consumo energético, maior custo de aquisição, cerca de 30.000 horas de vida útil.
Diversidade de lâmpadas

Com o advento do LED, as lâmpadas agora podem emitir diversas cores e vir nos mais diversos formatos, ajudando na decoração e dando um toque especial para a casa.
O LED, além de reproduzir todas as cores, também pode imitar outras lâmpadas, como a incandescente e a fluorescente.

Aliados da decoração e da eficiência, as lâmpadas de LED são a escolha perfeita para quem quer o melhor custo benefício.

Algumas lâmpadas de LED tocam música, emitem todas as cores numa lâmpada só, e podem até ser controladas pelo celular ou pela voz. São conhecidas como lâmpadas inteligentes, e não possuem um custo de aquisição tão alto.

E aí, gostou das dicas? Está procurando lâmpadas para decorar a sua casa ou mesmo economizar na conta de energia? Visite nosso site clicando AQUI e ache as melhores lâmpadas para você.
Se quer dicas de decoração ou outros artigos como esse, continue aqui no blog e veja nossas outras publicações!