Como montar um cantinho para o seu pet gastando pouco

Tempo de leitura: 4 minutos

A maioria dos pets hoje em dia já são considerados parte da família, e como tal, devem possuir um cantinho adequado para suas necessidades. Possuir um bichinho também é sinônimo de responsabilidade, além da alimentação e das necessidades básicas como exercício, alguns precisam de um espaço adequado para o seu bem estar.

Estima-se que mais de 60% das casas brasileiras tenham um animal de estimação, além do mais, o mercado de PET, incluindo rações, produtos e serviços, levantou um total de R$49,9 bilhões de reais em 2021, um dos setores que mais se expandiu nos últimos anos.

Mas cuidar bem do seu bichinho não precisa ser caro, basta um pouco de criatividade para dar o local perfeito que eles precisam.

Veja então, como criar um espaço para o seu pet sem gastar muito:

Entenda as necessidades do pet

Antes de começar a criar qualquer coisa, é necessário entender as suas necessidades e a do seu bichinho.

Se você possui filhotes, por exemplo, eles precisam de espaço com bastante disciplina. Então o ideal é colocá-los num local amplo, com poucas coisas para destruir (almofadas, cortinas, e quaisquer objetos ao alcance). Nesses casos, um cercadinho com alguns tapetes higiênicos bastam.

Cachorros de grande porte possuem outras necessidades, o ideal é um quintal bastante espaçoso e muito passeio. Alguns só precisam de uma casinha e bastante exercício. Além do mais, cachorros agitados que latem o tempo todo, podem ser deixados numa área de grande circulação de pessoas, isso ajudará a acalmá-los.

Para gatos, por exemplo, existem arranhadores que vão do chão ao teto, criando um espaço ideal para o seu pet. Alguns gostam de sair de casa, por isso, uma janela aberta é sempre bem vinda.

Hamsters, patos, peixes, todos eles possuem suas próprias necessidades, que devem ser analisadas individualmente.

Montando um espaço ideal para seu pet

O ideal é separar alguns espaços para o seu animal, no mínimo dois: O cantinho de dormir e comida, e o cantinho das necessidades.

Para separar o local de uso do pet do resto da casa, você pode optar pelos portões prontos que se encaixam em qualquer lugar.

Foto – Shopee

Se você é um adepto do Faça Você Mesmo (DIY), você pode criar esses portões em madeira para a sua necessidade. Inclusive utilizando material reciclável como pallets, por exemplo.

Outra dica é utilizar grama sintética

A grama sintética pode ser colocada tanto em ambientes externos quanto internos, e ela possui uma série de vantagens, por exemplo: material anti-abrasivo, anti-derrapante, anti-bacteriano e até absorve impactos.

O material é barato e pode criar um espaço adequado para o seu pet dormir ou mesmo fazer as necessidades sem sujar ou contaminar a casa toda.

Além disso, a grama sintética é de fácil limpeza e não deixa odores.

Para ambientes internos a caminha pode ser tudo que seu pet precisa, independente do tamanho.

Para ambientes externos você pode comprar uma casinha, ou se você é adepto ao DIY, pode criar uma do zero, como é o caso desta daqui:

Esta é uma casinha feita do zero a partir das necessidades do PET, pronta para ser deixada no exterior. Os materiais para a construção são mais baratos do que adquirir uma pronta.

Atende as necessidades de tamanho e conforto para o cachorro.

Para gatos você pode optar por nichos, escaladores e arranhadores que vão nas paredes.

Foto – Aliexpress

Esses nichos são ótimos para gastar a energia do seu bichinho, e ainda aproveitar um espaço que não estava sendo usado. Além do mais, eles também podem ser construídos do zero aos entusiastas do “faça você mesmo”.

Uma dica para quem mora em apartamento é: aproveite espaços pouco usuais. Assim, você pode posicionar a caminha do seu cachorro embaixo de uma escada, ou em um canto que não é utilizado.

Os gatos podem ter as paredes (e até os tetos) todos para eles, garantindo um espaço excelente para o seu bichinho.

Não esqueça que criar um espaço para o seu animal é fazê-lo se sentir à vontade, por isso, deixe seus pertences por perto.

Gostou de algumas das dicas? Não deixe de conferir tantas outras aqui no nosso blog!

Se precisa de materiais para começar a criar o cantinho do seu pet do zero, visite nossa loja virtual e ache os melhores preços para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *