Tipos de tubos e conexões para água quente e água fria

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que as instalações hidráulicas vão muito além do PVC comum? Além das diversas funções como conduzir água e retirar esgoto, os tubos e conexões pedem características específicas a depender do projeto.

Uma das funções variáveis é a temperatura da água, que pede canos de materiais específicos, que suportam as mais diversas temperaturas sem perder calor. Para explorar melhor este tema, trouxemos este artigo com uma breve explicação sobre os tipos de materiais para canos, e quais são os mais indicados, acompanhe:

Materiais

PVC

PVC – Policloreto de Vinila – É um dos tipos mais comuns de tubos e conexões. Ele possui diversos formatos e é indicado somente para água fria.

Eles possuem conexões soldadas ou rosqueadas, e estão disponíveis nos mais diversos diâmetros, desde 20mm até 110mm.

CPVC

CPVC – Policloreto de Vinila Clorado – são tubos e conexões semelhantes ao PVC. Suas conexões são feitas através de solda fria ou rosca.

O CPVC apresenta uma alta resistência mecânica e a corrosão. Eles suportam água fria e quente até 80º graus.

Logo, ele pode ser utilizado em residências que trabalham com uma baixa temperatura. Este é o material com melhor custo benefício para residências.

PPR

PPR – Polipropileno Copolímero Random – São tubos e conexões mais utilizados para água quente, seu material permite uma excelente eficiência e desempenho.

Os tubos e conexões PPR podem transportar água até 95º graus sem apresentar grandes problemas.

Os tubos PPR possuem classes que identificam seu desempenho, a mais alta é a de termofusão, onde os tubos são unidos por temperaturas acima de 200º graus, criando uma tubulação unificada, acabando com quaisquer possibilidades de vazamento.

Além disso, os tubos PPR não necessitam de isolamento térmico.

Cobre

Os tubos e conexões de Cobre são os mais tradicionais, eles utilizam solda com estanho para unificar os tubos, e podem transportar água quente em todas as temperaturas.

O Cobre possui uma vida útil maior que os outros materiais, porém, o seu custo de aquisição é elevado.

Além disso, o cobre necessita de espuma para isolamento térmico, uma vez que seu material é um ótimo condutor.

PEX

PEX – Polietileno Reticulado Monocamada – São tubos semelhantes a mangueiras, este material é muito utilizado para o transporte de gás. Porém, eles também podem ser utilizados para transportar água em temperaturas de até 95º graus.

Seu material maleável permite curvas, não necessitando de conexões ou soldas, reduzindo o risco de vazamentos. Seus encaixes são anéis de vedação deslizantes.

Este sistema é bastante utilizado em paredes do tipo drywall, sendo mais vantajoso que os outros tipos. O PEX geralmente é ligado diretamente aos sistemas de distribuição de água quente.

Projetos

Estes são os tubos e conexões mais comuns e utilizados no mercado, eles podem atender quase todas as suas necessidades se utilizados da maneira correta.

Desde residências que utilizam aquecedores de água, até uma reforma com sistemas hidráulicos novos através do drywall.

No mais, os diferentes canos podem ser utilizados em diferentes áreas da casa, criando um sistema “híbrido” e que oferece um bom custo benefício em todo o projeto.

Gostou do artigo? Possui alguma dúvida? Se precisar de mais informações sobre os produtos e materiais, visite nossa loja online clicando aqui.

Quer outras dicas para sua casa, desde escolher terreno até decoração? Continue aqui no blog e não deixe de ver nossos outros conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *