Como identificar canos e fiações antes de furar a parede

Tempo de leitura: 4 minutos

Chegou a hora tão esperada, colocar um suporte, pendurar um quadro, ou mesmo um utilitário para usar no dia a dia, você pega suas ferramentas, arruma sua furadeira e pensa, “o que será que tem dentro dessa parede?” Pois é, essa é uma dúvida muito comum na hora de fazer serviços em casa, furar uma parede no lugar errado pode gerar sérias dores de cabeça. 

Perfurar um encanamento pode gerar um vazamento de água persistente, e sanar esse problema não é tão simples quanto parece. Enquanto isso, perfurar um conduíte com fiação elétrica pode ser perigoso, afinal, o risco de choque elétrico é grande.

E nos melhores casos, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Então todo cuidado é pouco, mas se você quer saber como descobrir onde os encanamentos e fiações estão localizados, veja as dicas que trouxemos hoje:

Feche o registro e desligue a energia do cômodo

Se você não está seguro de onde é o melhor lugar para furar, feche os registros e desligue a energia do cômodo a ser furado. Isso vai dar um tempo para que você solucione o problema (caso ele ocorra), e evitar que maiores desastres aconteçam. 

Fique atento as saídas de água e tomadas

Não é uma boa ideia fazer furos logo acima do chuveiro, a chance de ter um cano passando ali é 100%, da mesma maneira, paredes com chuveiros, vasos sanitários e pias, são possíveis problemas.

Às vezes essas paredes fazem divisória com outros cômodos, por isso, a melhor ideia é não furar nesses locais, porém, se o serviço for inevitável, os canos tendem a seguir uma linha mais ou menos reta, então evite furar nesses pontos. E lembre-se de aplicar a regra 1.

Já em casos de tomadas, os conduítes geralmente passam pelos cantos das casas, saindo de uma tomada, entrando na outra, a chance de furar um fio é baixa, por isso, fique mais alerta nas proximidades das tomadas, e o resto está liberado.

Procure a planta da casa

Se você ainda não está 100% confiante, procure as plantas da casa. Os esquemas geralmente disponibilizam todo o sistema elétrico e hidráulico da casa, assim você poderá saber exatamente onde cada um deles está localizado, reduzindo as chances de ocorrer um erro. 

Use um detector de obstáculos

Existem ferramentas específicas para solucionar esse tipo de problema, uma delas é o detector de obstáculos. Esta ferramenta detecta o que estiver atrás da parede, sejam vigas, fios energizados, metal, madeira e alguns casos até canos. 

É necessário checar cada produto individualmente, uma vez que cada um tem sua especialização, porém, a maioria deles pode ser bastante útil na hora de furar uma parede. Os preços são variados, os mais simples começam a partir de R$100 chegando até os profissionais que custam mais de R$2000.

Fure devagar

O processo de furar uma parede é tátil, você irá sentir todas as camadas da alvenaria ou da madeira através da ferramenta, sendo assim, caso você encoste em uma superfície de material diferente, você irá sentir e ouvir a diferença.

Desta maneira, furar devagar pode te ajudar, caso você acerte um cano, não irá danificá-lo a ponto de vazar água, evitando um possível desastre. 

Fure o necessário

As brocas de videa, utilizadas para furar paredes, são maiores que a extensão das buchas, ou seja, não é necessário perfurar toda a extensão da broca na parede. Casas de alvenaria possuem uma espessura razoável, então, é possível furar algo sem danificar o que está no meio. 

Contrate profissionais

Para algumas pessoas é melhor não arriscar, nesses casos a melhor opção é contratar um profissional. Fazer furos em paredes com canos, ou estruturas importantes da casa, pode ser uma dor de cabeça, por isso, o profissional terá todas as ferramentas para fazer o serviço da melhor maneira possível, evitando quaisquer dores de cabeça que possam surgir. 

Essas são algumas maneiras de como furar sua parede sem correr maiores riscos, além dessas, temos diversas outras dicas exclusivas para ajudar na sua reforma, aqui no blog, não deixe de conferir. 

Se você está planejando sua próxima reforma e quer fazer da melhor maneira possível, confira nossos outros artigos e acesse nossa loja virtual. As melhores informações com os melhores produtos para você, aqui na Primos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *