Tipos de Argamassas e suas aplicações

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que a argamassa, aquele tipo de cimento utilizado para assentar e revestir tijolos de alvenarias, possuem diversos tipos? Isso mesmo, sua composição pode ser criada na hora, porém, cada vez mais os empreiteiros estão preferindo as argamassas industrializadas.

Para realizar um bom serviço é necessário conhecer os produtos e as ferramentas, e para supervisionar se a sua obra está saindo corretamente, também é preciso conhecer o básico, não é mesmo? Então, vamos te explicar quais são os tipos de argamassas e suas aplicações, veja a seguir:

O que é argamassa? 

Argamassa é um tipo de cimento, uma mistura homogênea composta por areia, água e alguns miúdos a depender da necessidade. Além disso, alguns tipos possuem aditivos para melhorar a aderência ou o endurecimento.

Para que serve a argamassa?

A argamassa serve a diversos propósitos, estão entre os principais: 

  • Unir tijolos e blocos;
  • Criar revestimentos;
  • Assentar pisos, cerâmicas, azulejos, etc.
  • Regularizar uma superfície;
  • Impermeabilizar ambientes.

Essas são algumas das utilidades da argamassa. 

Quais os tipos de argamassa? 

As argamassas são divididas de acordo com suas funções, são elas: argamassa para revestimento, para assentamento, colante e de rejuntamento. Vamos entender uma por uma

  • Argamassa para revestimento: Esse é o tipo de argamassa para dar acabamento, ela corrige defeitos e imperfeições na parede, tapando buraco, nivelando o local ou até cobrir estruturas. Ela também pode ser usada para dar o efeito “chapisco”, criando uma textura na parede, indicada para uso exterior e impermeabilizante.
  • Argamassa para assentamento: O tipo mais comum, feita para unir estruturas de revestimentos, como piso, por exemplo. Mais utilizadas em áreas secas, ou úmidas, como banheiros e cozinhas.
  • Argamassa colante: Feita com aditivos extras para ajudar na aderência do produto, a argamassa colante é indicada para assentamentos de porcelanatos, cerâmicas, pedras, etc. Ela pode ser encontrada no mercado em diversos tipos, como a AC-I, indicada para ambientes internos e cozinhas. A AC-II, indicada para revestimentos externos, fachadas e piscinas. E a AC-III, indicada para revestimentos cerâmicos de água quente, como piscinas aquecidas, saunas, etc. 
  • Argamassa de rejuntamento: A argamassa de rejuntamento é feita para ocupar espaço entre peças de porcelana, por exemplo. Impermeabilizando o acabamento e impedindo que a água e sujeiras possam danificar a estrutura. Ela geralmente é comprada pronta e vem em diversas cores.

Argamassas prontas

Está se tornando mais comum a utilização de argamassas industrializadas, a mistura de componentes é realizada nas fábricas seguindo rigorosas normas definidas pela NBR 14081.

As fabricantes levam em consideração todos os insumos utilizados na produção da argamassa, tais como: qualidade da areia, do cimento, do cal e até da água.

Desta maneira, podemos garantir que as especificações de qualidade serão atendidas, e que o produto terá os atributos esperados, tanto para a segurança, quanto para o desempenho.  

Agora que você sabe a importância de utilizar uma argamassa de qualidade e corretamente, que tal acessar o nosso site e começar a pesquisar? Temos todos os tipos de massas disponíveis para ajudar você a realizar sua obra com excelência. 

Basta clicar aqui e ir direto às compras. Se você quiser mais dicas de como reformar a sua casa com maestria, não deixe de ver nossos outros artigos aqui no blog, com dicas, tutoriais e muito mais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *