Bloco cerâmico x bloco de concreto: quais as diferenças

Tempo de leitura: 3 minutos

Realizar uma obra é uma tarefa de várias etapas, e apesar de sempre pensarmos em gastar menos, às vezes precisamos decidir o material certo para a construção. Como é o caso dos blocos de cerâmicos e blocos de concretos, que embora sejam semelhantes, possuem funcionalidades diferentes, e são muito importantes, já que constituem a fundação da construção. 

Para você entender melhor, vamos te apresentar melhor esses materiais de construção tão requisitados, para que você conheça um pouco mais, e possa tomar as melhores decisões na sua obra, veja mais:

Bloco de cerâmica:

Os blocos de cerâmicas são os mais utilizados em todo o país, e mesmo com recessões econômicas, este material é requisitado o tempo todo, para os mais diversos usos. Uma pesquisa apresentada pela revista Anicer, revelou que, mesmo na época de pandemia, a venda de blocos de cerâmica subiu, mesmo pela internet. 

A fabricação de blocos de cerâmicas conta com uma proporção de areia, água, cimento, argila vermelha e preta. Devido aos materiais e aos processos, o bloco de cerâmica é mais barato que o de concreto, e oferece alguns diferenciais em relação a este. 

Além de ser mais barato, ele também é um melhor isolante térmico e acústico, proporcionando um maior conforto para residências. Por ser um material mais comum e mais leve, a obra pode ser realizada em menos tempo e sem maiores problemas, porém, sua resistência é menor, o que leva a perdas em alguns momentos da construção. 

Algumas outras vantagens podem ser citadas, como por exemplo: Maior flexibilidade de montagem, menor absorção de água, a instalação elétrica e hidráulica acompanha são feitas ao mesmo tempo, coeficiente de dilatação baixo, etc.

Bloco de concreto:

Os blocos de concreto são produzidos com cimento e agregados naturais, como areia natural ou industrializada, pedrisco e até pó de pedras, por exemplo. Devido a sua composição, os blocos de concreto são mais resistentes e pesados. 

Além disso, por serem maiores, as estruturas podem ser levantadas mais rapidamente, já que um número menor de blocos é necessário. A sua resistência permite a economia nas fundações, já que vigas e pilares podem não ser necessários. 

Sua utilização é maior em ambientes industriais ou prédios, já que sua resistência permite que grandes estruturas sejam erguidas. O bloco de concreto também é mais regular, reduzindo as imperfeições na obra, 

Comparativo:

Os blocos de cerâmicas são:

  • Mais baratos;
  • Mais fáceis de manipular;
  • Bons isolantes térmicos e acústicos;
  • Mais flexíveis;
  • Dilatam menos;
  • São construídos juntas com a hidráulica e a elétrica.

Por outro lado, os blocos de concreto são:

  • Mais resistentes;
  • Mais regulares;
  • Maiores;
  • Suportam maiores estruturas sem precisar de ajustes;
  • Utilizado em galpões, prédios, etc;
  • Economiza no uso de revestimentos.

Conclusão:

Podemos observar então, que os blocos não são exatamente opostos, mas complementares. Se você pretende construir uma casa, os blocos de cerâmicos são mais indicados para ajudar no isolamento, além de baratear a construção.

Já os blocos de concretos são utilizados para galpões, prédios, ou outras estruturas mais pesadas, por isso, se você estiver precisando de um muro com bastante resistẽncia mecânica para a sua empresa, essa é a escolha certa.

Mas independente do que seja, a melhor escolha é sempre o melhor preço, e isso você pode encontrar aqui na Primos. Acesse o nosso site para ver blocos de cerâmica e concreto a pronta entrega.

Para mais dicas como essa, continue aqui no blog e veja nossos outros artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *